A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 24 Setembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

CPTM expande Linha 24-Quartzo e integra novo anel ferroviário que vai transformar SP

Principal atualização é a expansão do traçado, que terá como ponto final Santana de Parnaíba, na Grande SP

Hebert Dabanovich

24/09/2025 às 15:30

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
CPTM apresentou avanços no projeto da Linha 24-Quartzo

CPTM apresentou avanços no projeto da Linha 24-Quartzo | Rovena Rosa/Agência Brasil

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) apresentou avanços no projeto da Linha 24-Quartzo, planejada para ligar a zona sul de São Paulo a Santana de Parnaíba, passando por municípios como Taboão da Serra, Osasco, Carapicuíba e Barueri, na Gramde São Paulo.

Continua depois da publicidade

A proposta foi detalhada durante a 31ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, realizada em São Paulo na última semana, promovida pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP).

O destaque da atualização é a expansão do traçado, que terá como ponto final Santana de Parnaíba.

Antes, o projeto previa operação somente entre Campo Limpo e Alphaville. Com a ampliação, serão implantadas cinco novas estações: Alphaville, Jardim Isaura, Parque Santana, Jardim Anhambi e Santana de Parnaíba. (Nota: é importante esclarecer se Alphaville é uma estação nova ou já existente no trecho anterior para evitar confusão.)

Continua depois da publicidade

O projeto integra o Arco Oeste, previsto para formar um anel ferroviário metropolitano de 157 quilômetros de extensão.

Serão 34 quilômetros de trilhos, 21 estações e capacidade estimada de transportar até 840 mil passageiros por dia, com intervalo médio de três minutos entre os trens.

A Linha 24-Quartzo também irá compor o futuro Anel Metropolitano de Trens, que será formado em conjunto com as Linhas 25-Topázio e 26-Ametista.

Continua depois da publicidade

A proposta visa permitir integração entre diferentes eixos de mobilidade e criar conexões entre os arcos que vão compor a malha ferroviária expandida da Grande São Paulo.

Inicialmente cogitada para esse anel, a Linha 14-Ônix não será incluída. A Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) optou por substituí-la por um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), alegando que o eixo entre Santo André e Guarulhos teria demanda inferior à exigida para a operação de uma linha de trem.

A decisão gerou divergência entre os órgãos: enquanto a SPI projeta demanda de 250 mil passageiros por dia, estudos da CPTM e da Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) estimam mais de 700 mil usuários diários.

Continua depois da publicidade

O que diz a CPTM

Em nota enviada à reportagem, a CPTM informou que a Linha 24-Quartzo está entre seus projetos futuros, com demanda estimada em mais de 800 mil passageiros por dia.

A companhia destacou que a linha terá papel importante na mobilidade de Santana de Parnaíba, Barueri, Carapicuíba, Osasco, Taboão da Serra e São Paulo.

Segundo a empresa, já foram concluídos estudos de simulação de demanda, estimativa de frota, refinamento do traçado, análise de uso e ocupação do solo, integrações modais, levantamento populacional e avaliação da viabilidade de serviços intermediários para atender ao volume de passageiros.

Continua depois da publicidade

A CPTM ressaltou, no entanto, que os dados ainda podem sofrer alterações conforme o refinamento dos estudos.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados