Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Brasil busca se consolidar como liderança na agenda ambiental internacional | Ricardo Stuckert/PR
Belém recebe nesta quinta (6/11) e sexta-feira (7/11) a Cúpula do Clima, encontro internacional convocado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva que reunirá chefes de Estado, ministros e representantes de organizações globais para discutir estratégias de combate à mudança climática.
Continua depois da publicidade
Realizado no Parque da Cidade, o evento antecede a 30ª Conferência do Clima das Nações Unidas (COP30), que ocorre entre segunda (10/11) e sexta-feira (21/11).
A Cúpula do Clima inclui debates sobre transição energética, proteção de florestas e oceanos, financiamento climático e a comemoração dos dez anos do Acordo de Paris, além do lançamento do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF).
A agenda da Cúpula do Clima inclui a Plenária Geral dos Líderes, com discursos de chefes de Estado e representantes de organismos internacionais. Além disso, o presidente Lula vai liderar sessões temáticas sobre:
Continua depois da publicidade
Em seguida, haverá o almoço de lançamento do “Fundo Florestas Tropicais para Sempre” (TFFF), com a participação de países florestais tropicais e investidores.
Realizar um evento climático dessa proporção na Amazônia tem grande simbolismo. A região é estratégica para o combate ao aquecimento global e reforça o papel do Brasil nas negociações internacionais sobre clima.
É esperado que surjam iniciativas e declarações em áreas cruciais para enfrentar a mudança climática, como a Declaração de Lançamento do TFFF, o Chamado à Ação sobre Manejo Integrado do Fogo, o Compromisso de Belém pelos Combustíveis Sustentáveis e a Declaração sobre Fome, Pobreza e Ação Climática.
Continua depois da publicidade
O governo brasileiro vai liderar os acontecimentos do dia, e Lula também lançará um Chamado à Ação Climática, iniciativa para identificar lacunas na implementação do regime internacional do clima e buscar soluções.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade