Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Hoje em dia acessamos diversos aplicativos nos nossos celulares; confira os aplicativos mais baixados no Brasil | Freepik
Hoje em dia acessamos diversos aplicativos nos nossos celulares. Temos a tecnologia na palma das nossas mãos. Um estudo da Sensor Tower (empresa norte-americana, especializada em inteligência de mercado global), constatou que as lojas geraram 85,2 bilhões de dólares (aproximadamente 425 bilhões de reais). O mesmo estudo mostrou que é previsto que sejam gastos 171 bilhões de dólares neste mercado entre 2020 e 2024. A Gazeta listou os aplicativos mais baixados no Brasil.
Continua depois da publicidade
O levantamento da Gazeta foi retirado do relatório de fevereiro deste ano produzido em parceria pelas We Are Social (uma empresa britânica especializada em marketing) e pela Meltwater (empresa dos Países Baixos especializada em TI).
Pela base de cálculos usada pela We Are Social e Meltwater, a rede social de mensagens instantâneas é a rede social mais usada no Brasil. A pesquisa aponta que 93,4% dos usuários de internet brasileiros de 16 a 64 anos usam o WhatsApp. O que equivale a 169 milhões de usuários.
Continua depois da publicidade
A fama é tanto que os brasileiros apelidaram carinhosamente a rede de "zap zap"
Continua depois da publicidade
O YouTube até hoje é a principal rede social exclusivamente de vídeos online da atualidade, com mais de 2,51 bilhões de usuários ativos e mais de 1 bilhão de horas de vídeos visualizados diariamente.
Hoje em dia, cerca de 142 milhões de brasileiros estão vendo (e postando) vídeos todos os meses, ficando em segundo lugar no ranking.
Continua depois da publicidade
O Instagram é o grande vencedor do 3° lugar do pódio. A rede social que foi lançada em 2010 foi posteriormente comprada em 2012 pelo Facebook, que na época pagou 1 bilhão de dólares pela transação.
Depois da compra, a rede passou por diversas mudanças no seu design e propostas. Dentre as mudanças, está a possibilidade de postar fotos com proporções diferentes, além de outros formatos, como vídeos, stories, reels e lives.
Continua depois da publicidade
O Facebook, por muitos anos, liderou a lista dos aplicativos mais baixados e valiosos do mundo, mas perdeu o topo em 2022.
Porém, a empresa da qual ele é o carro-chefe, a Meta, é a dona de outras três redes sociais que estão no top 10 (WhatsApp, Instagram e Messenger). E mesmo perdendo o pódio, continua sendo a mais utilizada pela população mundial: com mais de 2,95 bilhões de contas ativas sendo 109 milhões delas brasileiras.
Continua depois da publicidade
A rede social chinesa, foi lançada em 2016, mas foi durante a pandemia de Covid-19 que a rede viralizou. A plataforma que disponibiliza vídeos de curta duração (1-3 minutos) é considerada a queridinha entre a geração Z. Hoje no Brasil, são mais de 82 milhões de usuários brasileiros com mais de 18 anos.
Hoje o Linkedin é a maior rede social voltada para profissionais, e têm se adaptado cada vez mais com outros sites do mesmo tipo, inserindo vídeos, fotos e transmissões ao vivo.
Continua depois da publicidade
Porém, a diferença é que o foco são contatos profissionais, ou seja: no lugar de amigos, temos conexões, e em vez de páginas, temos empresas. Hoje a rede é a 6ª mais usada no Brasil, com 63 milhões de usuários ativos e no mundo são mais de 900 milhões de pessoas cadastradas na plataforma.
O Messenger é o aplicativo de mensagens instantâneas do Facebook. Ele foi lançada pelo Facebook em 2011 mas foi em 2016 que foi separado através de aplicativo. O download do aplicativo Messenger tornou-se obrigatório para usuários da rede social via smartphones, tornando impossível por um tempo responder mensagens pelo aplicativo do Facebook. Isso fez com que milhões de pessoas o baixassem.
Continua depois da publicidade
O relatório Digital Brasil 2023, por sua vez, aponta que o alcance estimado para anúncios dentro do Facebook Messenger é de 62 milhões de usuários.
O Kawai é outro aplicativo chinês que domina a lista dos aplicativos mais baixados no Brasil. A rede tem uma proposta parecida com a do Tiktok. Hoje em dia a plataforma conta com 48 milhões de usuários do aplicativo no Brasil, um crescimento significativo desde a sua chegada em 2019.
Continua depois da publicidade
A rede social foi lançada em 2008, mas em 2021, segundo a empresa, foi quando houve um aumento de três vezes na base de usuários no Brasil, chegando a um total de 46 milhões em 2021.
A rede traz um conceito de "mural de referências", dando a possibilidade de criação de pastas para guardar suas inspirações e também poder fazer upload de imagens assim como colocar links para URLs externas.
Continua depois da publicidade
O twitter foi carinhosamente apelidado aqui no brasil como a "rede do passarinho". Ele foi lançada em 2006 e teve seu auge em 2009, mas tem enfrentado um declínio de usuários.
Isso não quer dizer que todos os públicos pararam de usar a rede social. No mundo são mais de 556 milhões de usuários, e no Brasil esse número chega a 24 milhões.
*Estagiária, sob supervisão de Matheus Herbert
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade