Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Renato Freitas entrou em uma briga de rua na capital paranaense na manhã desta quarta (19/11) | Reprodução
Vídeos que viralizaram pelas redes sociais mostram uma briga entre o deputado estadual Renato Freitas (PT-PR) e outro homem. O episódio ocorreu na manhã desta quarta-feira (19/11) em Curitiba.
Continua depois da publicidade
Ainda não há informações sobre o motivo na briga. Segundo a RPC, afiliada da TV Globo no Paraná, o parlamentar quebrou o nariz durante o entrevero.
Ainda conforme a RPC, o homem envolvido na briga seria manobrista e trabalharia na região.
Continua depois da publicidade
Em nota, o PT do Paraná classificou o episódio como uma "covarde agressão sofrida pelo deputado.
Freitas ganhou notoriedade em 2002, após a polêmica gerada por sua participação em um protesto pelo assassinato, no Rio de Janeiro, do imigrante congolês Moïse Kabagambe. O ato, que se iniciou em uma rua de Curitiba, migrou para o interior da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de São Benedito.
O parlamentar chegou a perder o cargo de vereador, mas depois retomou o mandato. Nas últimas eleições foi eleito deputado estadual
Continua depois da publicidade
Nota do PR paranaense
"O Partido dos Trabalhadores do Paraná manifesta seu mais profundo repúdio à covarde agressão sofrida pelo deputado estadual Renato Freitas na manhã de hoje, no Centro de Curitiba. O ataque não foi um fato isolado: ele se insere em um contexto histórico de racismo estrutural, violência política e tentativas recorrentes de silenciar lideranças negras que ousam ocupar espaços de poder.
Repudiamos qualquer forma de violência, e denunciamos o caráter racista que atravessa este episódio. Não aceitaremos que agressões motivadas pelo ódio, pela intolerância e pelo preconceito sejam normalizadas ou tratadas como meras 'confusões'.
Nossa trajetória sempre foi de defesa intransigente dos direitos humanos, da democracia e do enfrentamento direto ao racismo.
Manifestamos toda nossa solidariedade ao companheiro Renato Freitas e desejamos sua plena e rápida recuperação."
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade