A+

A-

Alternar Contraste

Terça, 05 Agosto 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Deputados de SP e Ceará debatem CPIs dos estados contra a ENEL

Distribuidora de energia é investigada por possíveis irregularidades e práticas abusivas na região metropolitana paulista entre 2018 a 2023

Maria Eduarda Guimarães

15/08/2023 às 17:07

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
A da CPI para investigar a Enel , deputada estadual Carla Morando, se reuniu com o deputado estadual do Ceará, Carmelo Neto, que é vice-presidente da CPI da Enel do estado cearense

A da CPI para investigar a Enel , deputada estadual Carla Morando, se reuniu com o deputado estadual do Ceará, Carmelo Neto, que é vice-presidente da CPI da Enel do estado cearense | Divulgação

Nesta segunda-feira (14), a relatora da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a Enel (Empresa Nacional de Energia), deputada estadual Carla Morando, se reuniu em seu gabinete, na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), com o deputado estadual do Ceará, Carmelo Neto - que é vice-presidente da CPI da Enel do estado cearense - para discutir a investigação de falhas na prestação de serviços da distribuidora.

"A injustiça que a Enel faz não é só contra o povo do Ceará. É contra o povo paulista também que tem que pagar o preço do abuso e descaso que a Enel tem feito com os usuários", disse Carmelo Neto."Vamos dialogar, trocar informações com São Paulo justamente para ter mais informações para subsidiar e acabar com o descaso, o abandono que a Enel tem feito com São Paulo, Ceará, Goiás", completou.

Continua depois da publicidade

Carla Morando falou da importância da troca de informações entre os estados e explicou ao parlamentar cearense as atividades realizadas na CPI paulista que apura as possíveis irregularidades e práticas abusivas cometidas pela distribuidora Enel na prestação de serviços de fornecimento de energia elétrica na Região Metropolitana de São Paulo

"Dois estados grandes com problemas na mesma concessionária. Percebemos que é geral o problema que a Enel traz ao cidadão e não podemos deixar esse descaso continuar. A população paga um alto preço e sofre com a falta de energia e descaso na entrega de um serviço que é essencial e custa caro para os usuários", disse a relatora paulista.

CPI da Enel em São Paulo

Continua depois da publicidade

Intaurada em maio deste ano, a CPI da Enel em São Paulo tem como objetivo apurar e investigar possíveis irregularidades e práticas abusivas cometidas pela distribuidora de energia na região metropolitana paulista, entre 2018 a 2023.

O Colegiado analisa especialmente as quedas de energia, a cobrança de valores, a atuação operacional, o suporte aos consumidores e prefeituras, a execução das tarifas sociais, os contratos assinados, a execução dos investimentos e das obras previstas, o estado de conservação da rede de infraestrutura e distribuição energética.

CPI da Enel no Ceará

Continua depois da publicidade

Na última quinta-feira (10), a CPI que investiga supostas irregularidades e abusos por parte da Enel foi instalada na Assembleia Legislativa do Estado Ceará.

A investigação foi aprovada de forma unânime pela casa e teve seu colegiado anunciado durante a sessão plenária. Após a instauração, foram eleitos o deputado Fernando Santana (PT), como presidente da comissão, o deputado Carmelo Neto (PL), como a vice-presidente, e o deputado Guilherme Landim (PDT), como relator.

"Lá no Ceará a CPI já foi instalada, fui eleito vice-presidente, finalmente, saberemos o porquê de o povo cearense pagar uma energia 20% mais cara do que outros estados. O meu único compromisso é com o povo e agora chegou a hora de investigarmos os abusos da Enel para com os cearenses", disse Neto.
 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados