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Cotidiano

Detran-SP endurece punições e mira motoristas reincidentes no Maio Amarelo

Segundo o presidente do Detran-SP, Eduardo Aggio, São Paulo já é referência nacional na aplicação de punições severas

Monise Souza

15/05/2025 às 18:30  atualizado em 15/05/2025 às 18:39

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Eduardo Aggio é presidente do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo

Eduardo Aggio é presidente do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo | Monise Souza/Gazeta de S. Paulo

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) lançou a campanha Maio Amarelo para prevenção de acidentes de trânsito em São Paulo, na tarde desta quinta-feira (15/5). O órgão afirmou que está determinado a endurecer o combate às infrações de trânsito no Estado.

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Segundo o presidente do Detran-SP, Eduardo Aggio, o estado de São Paulo já é referência nacional na aplicação efetiva de punições severas, como a suspensão e a cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

“O Estado de São Paulo é um dos poucos, senão o único, a implementar de forma integral, em todos os seus aspectos, a cassação e suspensão de CNHs de pessoas com condutas reiteradas de violação à legislação de trânsito”, destaca.

Segundo Aggio, o objetivo é interromper o ciclo de impunidade de uma minoria de motoristas que responde por grande parte das infrações. Ele ressaltou ainda que o foco principal está em combater práticas perigosas, como dirigir em alta velocidade. “Excesso de velocidade é um dos ofensores dos acidentes de trânsito.”

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“20% dos condutores são responsáveis por 80% das multas. Muitas dessas pessoas cometem excessos de velocidade superiores a 50% do limite da via, o que já é motivo para a suspensão imediata da carteira”, afirma. 

O presidente ainda reforça que o rigor nas sanções tem função não apenas punitiva, mas também pedagógica. “Pagar uma multa muitas vezes não tem peso. Agora, perder a CNH tem. Ficar seis meses sem dirigir e ter que fazer curso de reciclagem impacta o comportamento. A sanção administrativa tem como objetivo modificar atitudes e preservar vidas.”, explica.

Aumento da fiscalização

Além das abordagens administrativas, o Detran-SP pretende reforçar a fiscalização. A atual gestão tem adotado uma política pública estruturada.

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Segundo eles, com o envolvimento de diversos órgãos estaduais e municipais por meio do Sistema Estadual de Trânsito (Sistran), que reúne desde a Polícia Militar, Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), às secretarias da Saúde, Educação e Desenvolvimento Urbano.

Durante o Maio Amarelo 2025, o número de fiscalizações com bafômetro cresceu 42% em relação ao mesmo período do ano passado. Mais de de 70 mil veículos devem ser abordados até o fim do mês.

Além da punição, a iniciativa inclui a modernização da fiscalização em parceria com a Polícia Militar. Segundo Aggio, até 2023, 60% das autuações ainda eram feitas em papel. “Hoje, toda a Polícia Militar atua com sistemas digitais. Antes, uma autuação levava de 5 a 6 minutos para ser feita. Agora, fazemos em menos de um minuto. Isso aumentou nossa eficiência e agilidade de forma significativa”, detalhou.

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Campanha Maio Amarelo

A campanha do Maio Amarelo 2025 promove o lema “O importante é chegar. Respeite os limites de velocidade. Se não por você, por quem você ama” e mostra situações em que alguém espera por um familiar que jamais vai voltar, porque acelerou rumo à morte, que poderia ter sido evitada.

A iniciativa também inclui ações educativas com simuladores de impacto.

Atuação a longo prazo

Segundo o diretor de comunicação do Detran, Ricardo Macário, a ideia é dar sequência à campanha e não ser uma atividade pontual.

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A expectativa é que a atuação firme do Detran-SP, aliada à educação e à melhoria da infraestrutura urbana, gere efeitos duradouros na segurança viária. A meta, segundo Aggio, é simples, mas ambiciosa: “Nenhuma morte no trânsito é aceitável”.

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