Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Para a capital paulista, a Climatempo prevê temperatura média abaixo do normal ao longo de dezembro | Pablo Jacob/Governo de SP
A propagação de uma área de baixa pressão por São Paulo deve mudar o tempo, favorecendo o retorno das chuvas e amenizando o calor no decorrer da próxima semana.
Continua depois da publicidade
Dezembro marca o início do verão, oficialmente marcado a partir do solstício em 21 de dezembro, às 12h03, mas o clima já é sentido no início do mês. Em São Paulo, o período chega com calor típico, mas também com um cenário de muita chuva e maior frequência de eventos extremos.
A combinação de maior insolação e da atuação de sistemas como a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), frentes frias e corredores de umidade deixa dezembro entre os meses mais chuvosos do ano na capital e em todo o estado.
Apesar de o fenômeno La Niña ainda estar presente no Pacífico Equatorial, a influência dele deve enfraquecer ao longo do mês. Mesmo assim, ele favorece a passagem de frentes frias e a organização de corredores de umidade sobre o Sudeste.
Continua depois da publicidade
Para a capital paulista, a Climatempo prevê temperatura média abaixo do normal ao longo de dezembro. O excesso de nebulosidade e a chuva quase diária devem conter o calor típico do período, embora picos de temperatura acima da média possam ocorrer no centro-oeste paulista.
A previsão indica chuva frequente e volumes acima do esperado em grande parte do Estado. A tendência aumenta o risco de alagamentos, enchentes repentinas e deslizamentos, sobretudo em áreas urbanas e de encosta.
Com o avanço de vários corredores de umidade ao longo do mês, dezembro de 2025 deve ser marcado por dias mais nublados, menos calor e episódios de chuva intensa.
Continua depois da publicidade
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) Climáticas da Prefeitura de São Paulo, a segunda-feira (1/12) ainda deve começar com sol, poucas nuvens e temperaturas em rápida elevação.
Os índices de umidade entram em declínio e podem atingir níveis abaixo dos 30%. No final da tarde o calor e a chegada da brisa marítima podem causar chuvas rápidas e isoladas.
Na terça-feira (2/12) o tempo segue abafado, com sol entre nuvens. A propagação de uma área de baixa pressão muda o tempo no decorrer do dia, com aumento de nebulosidade e chuvas na forma de pancadas.
Continua depois da publicidade
Há condições para pontos de moderada a forte intensidade com raios e rajadas de vento que podem superar os 40Km/h, o que eleva o potencial para formação de alagamentos e queda de árvores.
Confira a previsão de mínima e máxima para esta semana em São Paulo, com informações da Climatempo e do CGE:
Mínima: 18°C
Máxima: 34°C
Continua depois da publicidade
Mínima: 19°C
Máxima: 29°C
Mínima: 16°C
Máxima: 23°C
Mínima: 15°C
Máxima: 23°C
Continua depois da publicidade
Mínima: 15°C
Máxima: 24°C
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade