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Em contrapartida, a segunda-feira registra os menores índices, cerca de 287 quilômetros | Paulo Pinto/Agência Brasil
A quinta-feira se tornou o dia mais congestionado da semana em São Paulo em 2024, com média de 390 quilômetros de lentidão, segundo dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
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O índice superou o da sexta-feira, que ficou em segundo lugar com 381 quilômetros, invertendo o cenário observado antes da pandemia, quando a sexta liderava os engarrafamentos.
A menor lentidão foi registrada às segundas-feiras, com cerca de 287 quilômetros, refletindo mudanças no comportamento da população, como o aumento do home office e da educação online.
O índice supera até a sexta-feira, que historicamente concentrava os maiores engarrafamentos da capital paulista, com exceção da classificação feita em 2023, quando a quinta já havia tomado a dianteira.
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A sexta-feira, no entanto, permanece como o segundo dia mais crítico, com 381 quilômetros de lentidão em média.
Lucas Oliveira, que normalmente anda de carro nos horários de pico em São Paulo, afirma que o engarrafamento no trânsito é bem maior no meio da semana.
“Com certeza, na terça, quarta e quinta, dá para perceber que o trânsito fica mais intenso. Nesses dias, um percurso que levaria 20 minutos para fazer acabo percorrendo em 40”, conta.
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O trânsito intenso, que já se aproxima dos níveis de 2019, reforça a necessidade de investimentos em transporte público.
Segundo a CET, medidas operacionais são tomadas diariamente para manter as condições de fluidez e segurança viária.
O impacto se estende também às rodovias que chegam à capital paulista, onde as filas, embora ainda longas, perderam intensidade nas segundas e sextas. Já às quintas, motoristas enfrentam trajetos mais pesados e imprevisíveis.
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Consultas médicas e compromissos pessoais, por exemplo, vêm sendo evitados às quintas, justamente pelo risco maior de atrasos. Além disso, pesquisas indicam crescimento no uso de veículos individuais e aplicativos de transporte, em detrimento do transporte coletivo.
Em 2019, antes dessas transformações, a sexta liderava com 537 quilômetros de congestionamento médio, frente a 511 quilômetros das quintas-feiras. Agora, o cenário se inverteu.
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