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Descubra por que as 21 escolas públicas com nota máxima no Brasil estão localizadas em Alagoas, Ceará e Pernambuco | Arquivo/Agência Brasil
O Nordeste lidera o ranking da Educação Básica no Brasil, superando expectativas e desafiando estereótipos. Os dados mais recentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2023, revelaram algo impressionante: todas as escolas públicas que alcançaram a nota máxima (10) nos anos iniciais do ensino fundamental estão todas situadas na Região Nordeste.
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A excelência educacional da região não se restringe apenas ao Ensino Fundamental. O Nordeste também se destaca no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com resultados impressionantes.
Em 2024, as três escolas com os melhores desempenhos no Enem estão em Fortaleza, Ceará, segundo levantamento realizado pela plataforma SAS Educação. As instituições líderes são o Colégio Farias Brito e as duas unidades do Colégio Ari de Sá.
Essa performance expressiva é crucial, pois as unidades nordestinas superaram a média de 7,2 alcançada pelos colégios particulares no ensino fundamental.
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Essa virada histórica transforma o Nordeste em um polo nacional de desenvolvimento. A chave para essa conquista reside na combinação de planejamento, investimentos contínuos e metodologias inovadoras nas redes municipais. No Dia do Nordestino, celebrado em 8/10, entenda como a região conseguiu esses resultados.
O IDEB varia numa escala de 0 a 10 e é aplicado a cada dois anos para as três etapas da educação básica: anos iniciais e finais do fundamental e o ensino médio. Esta é a primeira vez que escolas públicas conseguiram atingir a pontuação máxima de 10, desde que o indicador foi criado em 2007; o recorde anterior era de 9,9.
O cálculo é feito a partir dos dados de aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023. As 21 escolas nota 10 estão concentradas no Ceará (15), Alagoas (5) e Pernambuco (1).
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O Nordeste não apenas obteve as notas máximas, mas também concentra as cem escolas públicas do país com o melhor desempenho nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano). Dessas 100 unidades com resultados mais expressivos, 68 estão no Ceará, 31 em Alagoas e uma em Pernambuco.
O município de Pires Ferreira, no Ceará, foi o único no país a obter nota 10 no resultado geral de 2023. Há apenas 16 anos, essa mesma cidade registrava uma nota de 3,7, mostrando a força da educação local para reverter quadros sociais.
No geral, o país avançou e alcançou a meta de seis pontos nos anos iniciais, um parâmetro de desempenho de nações desenvolvidas, de acordo com o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), da OCDE. Apenas Ceará (6,6) e Alagoas (6) alcançaram essa meta nacional.
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O Nordeste segue em destaque no Ensino Médio. As três escolas com o melhor desempenho no Enem 2024 estão localizadas em Fortaleza, Ceará: Colégio Farias Brito e as duas unidades do Colégio Ari de Sá. O levantamento da SAS Educação analisou os microdados do exame, incluindo a pontuação geral e a nota da redação.
A presença dessas três escolas de Fortaleza no topo do ranking evidencia o protagonismo da capital cearense na educação. Elas investem em infraestrutura, corpo docente qualificado e "metodologias inovadoras", consolidando-se como referência nacional.
O sucesso cearense não é isolado: 83% dos municípios do estado melhoraram suas notas no Ideb entre 2021 e 2023. Para o economista José Farias, da Sudene, esse avanço demonstra que a qualidade do Ensino Fundamental "já deixou de ser um fato pontual, um ou outro município, uma ou outra escola, para ser generalizada" naquele estado.
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O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu os alunos e representantes das 21 escolas nota 10 em Brasília, em setembro de 2024, para celebrar o resultado. Ele lembrou que, no passado, o Nordeste era apontado como o "símbolo do atraso", com alto número de analfabetos e evasão escolar.
Hoje, Lula afirmou que essa realidade mudou graças aos investimentos em tempo integral nas escolas de educação básica. O presidente defendeu que "o Nordeste pode ser símbolo do desenvolvimento e da educação" e que "é possível a gente virar este País de ponta-cabeça e fazer da educação a coisa mais importante".
Lula enfatizou a necessidade de replicar as boas práticas dessas escolas nota 10 em todo o país. O ministro Camilo Santana, por sua vez, priorizou programas e ações voltados para a educação básica, pois o investimento por aluno nesta etapa ainda é um terço do que os países desenvolvidos investem.
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A chave do sucesso está nas práticas focadas na realidade do aluno. A Secretária de Educação de Pires Ferreira (CE), Rosa Macedo, afirmou ser preciso que os educadores conheçam a criança "após o muro da escola". Sua equipe faz a busca ativa de alunos faltantes, conversando com a família e contratando psicólogos e assistentes sociais.
Em Alagoas, a diretora Andréa da Silva, da Escola Teotônio Vilela, citou o projeto "Por um Ideb Melhor Somos Todos um Só". Esse projeto aplica "simulados padronizados mensalmente" e "maratonas de aprendizagem", com premiação para os alunos e professores de destaque.
A implantação do programa Escola em Tempo Integral gerou melhorias significativas na vida dos alunos. Professores apontam desafios da escola em tempo integral mas reconhecem avanços importantes no desenvolvimento dos estudantes.
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Na escola em tempo integral, o aluno é bem cuidado, recebendo as quatro refeições necessárias, tomando banho e tendo acompanhamento pedagógico, o que é "muito importante" para seu desenvolvimento.
O avanço na educação é estratégico. Análise da Sudene mostrou que 60,7% dos municípios nordestinos melhoraram seus resultados no Ideb entre 2021 e 2023 nos anos iniciais do ensino fundamental. Esse resultado é próximo ao de regiões como o Sul e Centro-Oeste.
De acordo com o diretor de Planejamento da Sudene, Álvaro Ribeiro, a universalização do acesso à educação básica é um dos sete eixos estratégicos do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE). Ele afirmou que investir na educação "impacta positivamente na competitividade da nossa Região".
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O economista José Farias, da Sudene, destacou que estudantes com ensino fundamental de qualidade hoje serão potenciais universitários ou técnicos em uma década. Eles terão a chance de chegar ao mercado de trabalho em melhores condições e de gerar "o germe da inovação" para seus territórios.
Farias concluiu que "Uma geração que recebe uma educação de melhor qualidade tem condições de tratar melhor o seu destino e colaborar mais efetivamente para o desenvolvimento de um território". O desempenho recorde comprova que a priorização da educação básica garante um futuro promissor para o Nordeste e para o País.
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