Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O longa dirigido por Adriana Yañez mostra a força e resiliência das jogadoras | Divulgação
O filme “As Primeiras” estreia nos cinemas nesta quinta-feira (17/4). O documentário traz a história do primeiro time da Seleção Feminina de Futebol do Brasil, na década de 1980, com depoimentos de seis ex-jogadoras, mostrando como estão suas vidas atualmente.
Continua depois da publicidade
O longa, dirigido por Adriana Yañez, foi vencedor do prêmio de Melhor Filme pelo Juri Popular da 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes.
Enquanto as mulheres eram proibidas de jogar futebol, Elane dos Santos, Leda Maria, Maria Lucia da Silva, Marilza Martins, Marisa Pires, Roseli de Belo e Rosilane Camargo já faziam história.
O esporte feminino só foi regulamentado no Brasil em 1983, após 40 anos de reivindicações.
Continua depois da publicidade
As mulheres que um dia trouxeram orgulho à nação, tiveram suas histórias invisibilizadas e hoje estão em trabalhos informais vivendo nas comunidades do Rio de Janeiro.
Apesar das dificuldades, elas mantêm o orgulho e a alegria pela história que construíram, abrindo caminho para outras gerações.
“[O filme é importante para] Trazer uma visibilidade pra gente, porque tivemos o apagamento de uma geração inteira, e mostrar o quanto lutamos, o quanto a gente sofreu para estar dentro dos campos, contra tudo e contra todos. Conseguimos, por meio do filme, trazer essa amizade que nos unia, atravessando as barreiras todas desse período em que jogamos futebol”, diz Leda Maria Abreu, jogadora que entrou para a seleção feminina com apenas 17 anos e hoje está com 59.
Continua depois da publicidade
A diretora do filme afirma que o documentário faz um resgate histórico sobre a amizade feminina, a memória do futebol das brasileiras e a capacidade dessas mulheres de reconstruir suas vidas, apesar das injustiças que sofreram. Relembre o desempenho do futebol feminino brasileiro nas Olimpíadas.
O filme está em cartaz em salas de cinemas de São Paulo e do Rio de Janeiro a partir desta quinta-feira (17/4).
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade