Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
João Doria visitou a estação Vila Prudente na manhã desta terça-feira ao lado de Alexandre Baldy, secretário de Transportes Metropolitanos | Divulgação/Governo de SP
O governador João Doria (PSDB) anunciou na manhã desta nesta terça-feira a ampliação da estação Vila Prudente do Metrô, das Linhas 2-Verde e 15-Prata, na zona leste de São Paulo. A promessa é a de aumentar a quantidade de escadas rolantes, além de criar novos sanitários e uma área comercial. O investimento será de R$ 54 milhões.
Continua depois da publicidade
“Com a ampliação do complexo das estações Vila Prudente, vamos aumentar a conexão da zona leste com a avenida Paulista e com a ramificação para todo o complexo de mobilidade que o metrô e a CPTM permitem no uso do sistema público de transporte”, afirmou Doria, em visita à estação.
Leia mais:
De acordo com o governo paulista, as obras devem comportar de forma mais eficiente o aumento da demanda de passageiros previsto com a ampliação da Linha 2-Verde até Guarulhos – já em obras no trecho até Penha – e da Linha 15-Prata até Cidade Tiradentes – em licitação para o trecho até Jacú Pêssego.
Continua depois da publicidade
Segundo planejamento do Metrô, em 2026 a Linha Verde chegará no bairro da Penha, criando uma conexão com as linhas 3-Vermelha e 11-Coral (CPTM). É esperado com isso um fluxo extra de 377 mil usuários no ramal, que deve se tornar o mais movimentado da rede no futuro, quando chegar à Guarulhos, na região metropolitana da Capital.
Na estação da Linha 2, serão instaladas mais quatro escadas rolantes (duas em cada plataforma). Sanitários novos e maiores serão construídos na área da integração, possibilitando a desativação dos atuais que estão no mezanino para aumentar a área de passagem.
“A Estação Vila Prudente estará preparada para receber novos passageiros que terão acesso à malha metroferroviária a partir da extensão das linhas 2-Verde e 15-Prata em direção ao extremo da zona leste, chegando também a Guarulhos. Além disso, milhares de passageiros que passam por aqui diariamente e fazem a transferência entre as linhas 2 e 15 terão mais conforto”, disse o secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.
Continua depois da publicidade
Ainda será feita a ampliação da entrada da rua Cavour, com uma escada maior e rampa para melhorar a acessibilidade, além do aumento da iluminação. Nos corredores de ligação entre as duas estações, serão instaladas seis escadas rolantes e novos contadores de transferência de passageiros. Já na estação Vila Prudente, que recebe os trens do monotrilho (Linha 15), a iluminação do mezanino será reforçada.
Os trabalhos ficarão sob responsabilidade do Consórcio Sinalta Robmark, que vai iniciar a elaboração do projeto executivo e depois as obras, previstas para começar no segundo trimestre deste ano. O prazo de conclusão é de 30 meses.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade