Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Alunos foram aprovados na prova do Colégio da Embraer - Juarez Wanderley e poderão iniciar o ensino médio na instituição | Claudio Vieira/PMSJC
Na reta final do ano letivo, estudantes começam a se planejar para uma nova etapa da vida. É o caso de alunos do 9°ano do ensino fundamental que estudam em escolas públicas que passaram por todo o período da pandemia superando os desafio.
Continua depois da publicidade
Em São José dos Campos, 86 alunos de 33 escolas municipais têm mais um motivo especial para comemorar, além da conclusão do ensino fundamental. Eles foram aprovados na prova para o Colégio da Embraer – Juarez Wanderley e poderão iniciar o ensino médio em uma instituição de referência, em período integral, recebendo uniformes, materiais didáticos, alimentação e transporte.
O processo seletivo, que é composto de redação e prova de conhecimentos gerais, tem 80% das vagas destinadas a alunos da rede pública e os demais 20% fica a cargo de alunos pagantes.
A Prefeitura de São José dos Campos lançou, em julho deste ano, o Prepara SJC, cursinho on-line intensivo para os estudantes que farão processos seletivos para o Ensino Médio. Com a iniciativa, a busca de um conhecimento mais aprofundado cresceu de forma autônoma entre os alunos, com aulas e atividades, vídeos, exercícios e simulados, todos disponíveis na plataforma AVA Escola Virtual.
Continua depois da publicidade
Segundo a coordenadora de Ensino do Setor de Orientação Educacional (SOE), Ana Carolina Faria, graças a incentivo como este, para os estudantes é importante, afinal os trazem ao protagonismo de suas próprias histórias.
“As instituições de ensino têm como papel a formação de indivíduos e cidadãos para o mundo, e diante dessa responsabilidade, é necessária a abordagem e construção de um projeto de vida. O projeto de vida é um planejamento para o futuro, que inclui os interesses, sonhos e objetivos dos alunos”, diz Ana Carolina.
Em uma das escolas, a Emef Hélio Walter Bevcilacqua, na região sul, o clima nesta semana foi de comemoração, uma vez que quatro de seus alunos, com idades entre 14 e 15 anos, foram aprovados no processo seletivo.
Continua depois da publicidade
Para a Júlia Sales, Matheus Vinicius dos Santos Silva, Rebeca Silva Elias da Costa e Lucas Vinicius Melo de Azevedo o sentimento maior é de ‘recompensa’ após terem se dedicado tanto.
Depoimentos
“Eu me preparei desde o 6º ano, já conversava sobre a prova, tinha esse objetivo, então me dediquei. Algumas vezes eu deixei de passar o fim de semana com amigos e família para ficar estudando, focada na prova. Valeu a pena esse esforço, eu nem acreditei quando soube do resultado, acho que a minha ficha nem caiu ainda”, disse Júlia, 14 anos, do 9º ano B.
Continua depois da publicidade
“Fiquei muito feliz, daqui pra frente tudo vai mudar e quero aproveitar as oportunidades”, destacou Matheus.
“Estou focada neste processo seletivo há três anos, no dia da prova estava nervosa, mas agora estou aliviada, pois valeu a pena ter me dedicado. A escola sempre nos ajudou, incentivou, apoiou para estudarmos e nos preparamos para a prova da Embraer e para o futuro, eu agradeço a todos da escola”, diz Rebeca.
Em outra escola, a Emef Waldemar Ramos, localizada na região leste, no Vista Verde, a comemoração ficou por conta de seis estudantes - o maior número de aprovação numa só escola. Os adolescentes com idades entre 14 e 15 anos, Álvaro Aguiar Teixeira, Letícia dos Anjos Ferreira, Ana Luiza Jesus Silva, Amanda de Carvalho Soares, Bernardo Andrade Rodrigues Pimenta e Ruan César Oliveira da Silva compartilham os anseios pelo futuro.
Continua depois da publicidade
Uma delas, a Letícia dos Anjos Ferreira, 15 anos, diz que “ter sido aprovada foi muito bom e dá uma sensação de muito ânimo com o novo que vem, com o meu futuro”.
Para o Álvaro Aguiar Teixeira, 14 anos, o processo seletivo foi um abrir de olhos para futuras provas que terão de passar, afinal, a Embraer é mais uma etapa e, logo depois, virá a faculdade e cada qual passará por um novo processo em busca de realizar sonhos.
“O processo seletivo da Embraer também nos ajuda a nos preparar para outros tipos de prova, quero estudar para cursar Engenharia Aeronáutica no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) ou fora do país. Ter conseguido passar na prova me dá uma sensação de recompensa e alegria”.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade