A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 04 Setembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Embu das Artes celebra 64 anos de emancipação com inaugurações e shows; confira programação

Município na região sudoeste da Grande São Paulo, conta com uma população estimada em 279 mil distribuída em uma área de 70,4 km²

18/02/2023 às 19:55  atualizado em 18/02/2023 às 19:56

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Para a celebração do aniversário neste ano, a Prefeitura preparou uma série de shows; evento está sendo chamado de 'carnajeo'

Para a celebração do aniversário neste ano, a Prefeitura preparou uma série de shows; evento está sendo chamado de 'carnajeo' | Divulgação/PMEA

O município de Embu das Artes, na região sudoeste da Grande São Paulo, comemora neste sábado, dia 18 de fevereiro, 64 anos de emancipação política-administrativa. Com uma população estimada em 279 mil e distribuída em uma área de 70,4 km², segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade considerada jovem enfrenta dificuldades de grandes metrópoles. A cidade é administrada desde o ano de 2017 por Ney Santos, do Republicanos. Veja programação especial no fim do texto.

Continua depois da publicidade

O município faz divisa com a Capital, Taboão da Serra, Cotia e Itapecerica da Serra e, apesar do crescimento nos últimos anos, ainda conserva características de cidades do interior paulista, como parques e áreas verdes, além de um conservado centro histórico.

E são justamente as feiras de arte e artesanato que são realizadas no Centro Histórico da cidade que atraem inúmeros turistas para o município. De acordo com a prefeitura, cerca de 100 mil turistas visitam a cidade só aos finais de semana. Os principais pontos visitados são o Museu de Arte Sacra dos Jesuítas, no Largo dos Jesuítas, 67, a Capela de São Lázaro, na rua da Matriz, 111, e o Centro Cultural Mestre de Assis, no Largo 21 de Abril, 29, região central.

Inaugurações.

Continua depois da publicidade

Para marcar a data, a Prefeitura entregará à população novos e importantes equipamentos: Poupatempo e Subprefeitura, além da reforma das escolas municipais Jatobá e Armando Vidigal.

Com o Poupatempo, a ser entregue neste sábado (18) Prefeitura pretende desburocratizar os serviços públicos para facilitar a vida do cidadão. No local, os moradores terão um espaço completo, moderno e avançado, com mais de 80 tipos de atendimentos disponíveis, incluindo a integração de serviços do Detran e do Procon. O espaço também abrigará a Subprefeitura e as Secretarias de Educação e de Trabalho e Emprego.

As escolas Jatobá (entregue na sexta-feira) e Armando Vidigal (entregue no sábado) passaram por reforma geral, com revisão das redes elétrica e hidráulica, telhado, pintura, acessibilidade, troca de vidros e mobiliário, além da instalação de gradil antivandalismo. Ao todo, já foram reformadas 15 escolas e, atualmente, quatro passam por adequações.

Continua depois da publicidade

Apresentações.

Para celebrar os 64 anos de Embu das Artes, a Prefeitura traz o 1º Carnanejo da cidade do dia 17 ao 21, com muita festa, música e diversão para toda a família. Serão cinco dias de folia no Parque Francisco Rizzo. Além dos shows com artistas regionais e grandes nomes da música brasileira, o público contará com feira gastronômica, parque de diversões e muito mais. A entrada será 1 kg de alimento não perecível.

Confira a programação:

Continua depois da publicidade

Das 14 às 17h

De 17 a 20/2, carnaval infantil 

Das 18 às 2h

Continua depois da publicidade

Dia 17/2 – Felipe Araújo

Dia 18/2 – Eduardo Costa e bateria da escola de samba Camisa Verde e Branco

Dia 19/2 – Gian e Giovani
Edson e Hudson -Show boate Azul e bateria da Unidos do Peruche

Continua depois da publicidade

Dia 20/2 – Fernando e Sorocaba e bateria A.C. do Tucuruvi

Dia 21/2 – Barões da Pisadinha e bateria da Águia de Ouro

A programação completa também pode ser acessada no site da Prefeitura.

Continua depois da publicidade

História de Embu das Artes.

A emancipação político-administrativa da cidade de Embu das Artes ocorreu em 1959 por iniciativa de emancipadores locais.

A autonomia conquistada após à criação da Associação Cívica de Embu, composta por personalidades de diversas áreas da sociedade que promoveram uma forte campanha pela emancipação da cidade, contou com o apoio e a orientação de Cândido Motta Filho, advogado, professor, jornalista, ensaísta, político e membro da Academia Brasileira de Letras.

Continua depois da publicidade

A primeira eleição municipal para os poderes Executivo e Legislativo ocorreu no dia 4 de outubro de 1959 e resultou na vitória de Annis Neme Bassith para prefeito e Carlos Koch para vice, que foram empossados em 1º de janeiro de 1960 juntos com os vereadores eleitos.

Em 2011, por meio de plebiscito, os moradores decidiram por mudar oficialmente o nome de Embu para Embu das Artes, como sempre foi chamada popularmente por todos.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados