Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Para a mentora de carreiras Thaís Roque, gestão emocional diferencia os profissionais | Divulgação
Em meio a transformações tecnológicas aceleradas e ao avanço da Inteligência Artificial (IA), as soft skills deixam de ser coadjuvantes e se tornam alicerce dos negócios.
Continua depois da publicidade
De acordo com o Future of Jobs Report 2025, doWorld Economic Forum, mais de um terço das habilidades usadas hoje deverá ser substituída ou aprimorada até o fim da década, com ênfase em criatividade, resiliência e empatia.
Já o LinkedIn Workplace Learning Report 2024 mostra que 91% dos líderes de Aprendizagem & Desenvolvimento atribuem às habilidades humanas o maior peso nas estratégias de capacitação.
Para a mentora de carreiras Thaís Roque, especializada na New York University (NYU) em Liderança e Capital Humano, a gestão emocional é um fator que diferencia os profissionais.
Continua depois da publicidade
“Ao contrário do que muita gente pensa, as soft skills não necessariamente nascem conosco. É possível desenvolver essas habilidades. Além de identificá-las e estimulá-las, é preciso saber comunicá-las muito bem, seja no currículo, em entrevistas de emprego, ou no dia a dia do trabalho”, explica.
Para ilustrar como essas competências se traduzem em resultados, quatro empreendedoras, incluindo Thaís, compartilham as soft skills que impulsionam seus negócios:
“Minha maior soft skill é a escuta ativa. A conexão de sucesso começa ao compreender as necessidades reais do outro. Só assim entregamos soluções que fazem diferença. Todo meu networking nasce dessa capacidade de ouvir.”
Continua depois da publicidade
“Adaptabilidade, pensamento crítico, percepção criativa, observação de tendências, empatia e acolhimento me permitem navegar pelas constantes mudanças de um negócio nascente, conduzir a equipe com confiança mútua e identificar lacunas do mercado.”
“Lidero com o coração e sou guiada por um forte propósito. Olhar sensível para o belo, senso crítico e atenção aos detalhes se traduzem em roupas impecáveis e em uma gestão humanizada.”
“Minha força está em liderar com o coração e a cabeça no lugar. Eu motivo pelo exemplo, encontro soluções no caos e mantenho a equipe unida sob pressão, conduzindo com firmeza e sensibilidade para realizar o propósito da marca.
Continua depois da publicidade
Com passagem por empresas como Nestlé, Pão de Açúcar e Accenture, Thaís Roque é formada em Administração e viveu, na prática, os dilemas de quem tem um bom currículo, mas não encontra realização no trabalho.
A inquietação a levou a aprofundar-se nos estudos e cursou uma especialização na NYU (New York University) em Liderança e Capital Humano, além de sua formação em Gestão de Negócios na mesma universidade.
A partir dessa virada, passou a apoiar mulheres em busca de sentido na vida profissional. Hoje, é autora de dois livros sobre jornadas profissionais, lidera as comunidades de empreendedoras TR Circle e Founders Confraria e comanda o podcast De Carona na Carreira.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade