Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
CRRC foi a vencedora de uma licitação internacional promovida pelo Governo de São Paulo | Divulgação/Governo de SP
A estatal chinesa CRRC vai instalar uma fábrica no Brasil para atender à demanda do Metrô de São Paulo. Com investimento inicial de R$ 50 milhões, a planta será responsável pela produção de composições que atenderão as Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha.
Continua depois da publicidade
A unidade industrial também produzirá os trens do futuro Trem Intercidades (TIC), que ligará São Paulo a Campinas. A operação da fábrica deve começar em 2026, com a geração de cerca de 100 empregos diretos.
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) também aprovou a Licença Ambiental Prévia (LP) do projeto de construção do Trem Intercidades entre São Paulo-Campinas.
A CRRC foi a vencedora de uma licitação internacional promovida pelo Governo de São Paulo para o fornecimento das novas composições, que vão reforçar a frota atual e atender à expansão da linha 2-Verde, entre Vila Prudente e Penha.
Continua depois da publicidade
Além disso, o contrato que garante a posse do Trem Intercidades e da Linha 7-Rubi, que pertence atualmente à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), foi assinado pelo Consórcio C2 no fim de maio.
Os trens terão tecnologia mais moderna, motores de alto desempenho com velocidade de até 100 km/h, e modelo gangway, que possuem passagem livre entre os carros. Cada composição poderá transportar até 1,8 mil passageiros, com mais conforto e menor intervalo de circulação.
A nova fábrica faz parte do programa SP nos Trilhos, que prevê mais de R$ 190 bilhões em investimentos em infraestrutura ferroviária.
Continua depois da publicidade
O pacote inclui a renovação da frota, a aquisição de aproximadamente 400 novos trens e mais de 40 projetos para ampliar a malha de trilhos na Grande São Paulo, interior e litoral. Ao todo, o programa tem potencial para gerar 150 mil empregos diretos e indiretos.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade