A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 31 Julho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Empresa de trens chinesa abrirá fábrica no interior de São Paulo

CRRC vai instalar uma fábrica no Brasil para atender à demanda do Metrô de São Paulo

Monise Souza

30/07/2025 às 17:00  atualizado em 30/07/2025 às 18:35

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
CRRC foi a vencedora de uma licitação internacional promovida pelo Governo de São Paulo

CRRC foi a vencedora de uma licitação internacional promovida pelo Governo de São Paulo | Divulgação/Governo de SP

A estatal chinesa CRRC vai instalar uma fábrica no Brasil para atender à demanda do Metrô de São Paulo. Com investimento inicial de R$ 50 milhões, a planta será responsável pela produção de composições que atenderão as Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha.

Continua depois da publicidade

A unidade industrial também produzirá os trens do futuro Trem Intercidades (TIC), que ligará São Paulo a Campinas. A operação da fábrica deve começar em 2026, com a geração de cerca de 100 empregos diretos.

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) também aprovou a Licença Ambiental Prévia (LP) do projeto de construção do Trem Intercidades entre São Paulo-Campinas.

A CRRC foi a vencedora de uma licitação internacional promovida pelo Governo de São Paulo para o fornecimento das novas composições, que vão reforçar a frota atual e atender à expansão da linha 2-Verde, entre Vila Prudente e Penha.

Continua depois da publicidade

Além disso, o contrato que garante a posse do Trem Intercidades e da Linha 7-Rubi, que pertence atualmente à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), foi assinado pelo Consórcio C2 no fim de maio.

Novos trens

Os trens terão tecnologia mais moderna, motores de alto desempenho com velocidade de até 100 km/h, e modelo gangway, que possuem passagem livre entre os carros. Cada composição poderá transportar até 1,8 mil passageiros, com mais conforto e menor intervalo de circulação.

A nova fábrica faz parte do programa SP nos Trilhos, que prevê mais de R$ 190 bilhões em investimentos em infraestrutura ferroviária.

Continua depois da publicidade

O pacote inclui a renovação da frota, a aquisição de aproximadamente 400 novos trens e mais de 40 projetos para ampliar a malha de trilhos na Grande São Paulo, interior e litoral. Ao todo, o programa tem potencial para gerar 150 mil empregos diretos e indiretos.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados