Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Golpe da locação de veículos em São José dos Campos faz vítimas | Reprodução/ TV Vanguarda
Uma empresa falsa de aluguel de carros tem feito vítimas, principalmente motoristas de aplicativos, em São José dos Campos. Na internet, os golpistas apresentam a "corporação" como uma intermediadora de negociações com locadoras de veículos de todo país e oferecem aluguéis baratos - bem abaixo do valor de mercado -, e não cumprem com o prometido após a transferência bancária.
Continua depois da publicidade
Para dar mais confiabilidade, os bandidos usam dados de uma empresa real, que atua há mais de 50 anos em cidade, com nome semelhante.
Em um mês, ao menos 30 pessoas que estiveram em contato com os criminosos, ligaram para a verdadeira locadora para dar andamento na suposta locação ou até para buscar informações. A maior parte das vítimas são de São Paulo, e algumas delas já tinha depositado o dinheiro na conta indicada pelos golpistas.
A quadrilha divulgava uma tabela de preços com valores bem abaixo do praticado no mercado. Um automóvel 1.0, por exemplo, é negociado em média por R$ 700 para uma semana. Neste golpe, o aluguel chega a ser oferecido por R$ 360.
Continua depois da publicidade
Em entrevista ao porttal G1, a motoristta de aplicativo, Vanessa de Almeida, conttou quase caiu no golpe. "Eu já tinha questionado, falado para me mandarem um contrato. Ele falou que só mediante a documentação, para enviar os documentos. Enviei e fiquei com receio. A oferta era muito boa. O valor era muito bom. O ponto crucial disso é que ele pede o pix para que seja feita a reserva do carro e o veículo seja entregue na sua casa", contou disse ela.
Os bando chegou a falsificar documentos, como comprovante de CNPJ e contratos de locação. A gerente de vendas Daniela Cotrim é uma das donas de uma empresa que virou vítima e foi à polícia para denunciar por meio de um boletim de ocorrência.
"Como eles dão o nosso endereço, o pessoal chegou pelo Google para procurar a nossa localização para ter certeza que o que estava sendo ofertado era real. Quando chegavam aqui pelo telefone, dizíamos que era um golpe, que os valores ofertados não eram os nossos", relatou.
Continua depois da publicidade
Daniela ainda alerta como age empresas corretas e dá dicas para se proteger desse tipo de fraude: "São ofertas que a pessoa, realmente, tem que desconfiar. Não existe esse valor no mercado de hoje".
A importância de registrar boletim de ocorrência é ressaltada pela Polícia Civil, principalmente para quem repassou documentos, já que os bandidos podem utilizar os documentos para fazer outros golpes
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade