Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Entre os bairros afetados estavam Sapopemba, Mooca, São Mateus, Carrão, Itaquera, Vila Matilde e Vila Prudente | Burak The Weekender/Pexels
Parte da zona leste de São Paulo, que sofreu apagão de energia elétrica neste domingo (10/8), teve a luz restabelecida por volta da 1h40 desta segunda-feira (11/8).
Continua depois da publicidade
De acordo com a Enel Distribuição São Paulo, os reparos foram concluídos e o fornecimento de energia foi restabelecido para todos os clientes afetados.
A ocorrência foi provocada pelo rompimento de um cabo no bairro da Vila Ema, na zona leste. Segundo a Enel, uma pipa caiu sobre a fiação em uma estação da empresa, provocando a falha.
Após reclamações de moradores, a Gazeta apurou que os bairros afetados estavam Sapopemba, Mooca, São Mateus, Carrão, Itaquera, Vila Matilde e Vila Prudente. Mas, segundo a Enel, os bairros atingidos foram Vila Formosa, Vila Rica e Aricanduva.
Continua depois da publicidade
O número de ocorrências de pipas na rede elétrica em São Paulo cresceu 15% no primeiro semestre de 2025, impactando quase 800 mil clientes da Enel. Segundo a concessionária, foram 1.972 registros entre janeiro e junho, um aumento significativo em comparação com o mesmo período do ano anterior.
A cidade de São Paulo lidera o ranking de incidentes, com 1.413 ocorrências, que afetaram mais de 586 mil clientes. Na sequência, aparecem municípios como Osasco, Carapicuíba e Mauá. As pipas já deixaram mais de 1 milhão de clientes sem energia na Grande São Paulo.
Perigo e prejuízo
Continua depois da publicidade
As linhas de pipa, principalmente as com cerol ou linha chilena, causam curtos-circuitos, danificam equipamentos e são um risco de choque elétrico grave para a população.
O aumento dos incidentes também elevou o número de clientes afetados por interrupções de energia para 798.656, um aumento de 35% em relação ao primeiro semestre de 2024. A Enel reforça o apelo para a diversão ser feita de forma segura para todos.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade