Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Metrô de São Paulo e a CPTM funcionarão de madrugada para o evento | Divulgação/Governo de SP
Durante a Virada Cultural 2025, que ocorre neste sábado (24/5) e no domingo (25/5), o Governo de São Paulo vai manter uma operação especial para garantir segurança e mobilidade a quem for curtir o evento.
Continua depois da publicidade
O transporte público na capital paulista terá alterações neste fim de semana. O Metrô e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) funcionarão de madrugada para o evento.
A cidade também vai ter 150 linhas noturnas em operação nos dias de festa. A Virada celebrará 20 anos com 24 horas de programação, com música, teatro, dança, circo, literatura e muito mais.
No domingo (25/5), a gratuidade será mantida e os passageiros não precisarão pagar passagem em embarques a partir das 0h e até as 23h59.
Continua depois da publicidade
Haverá reforço na frota de ônibus e funcionamento especial do metrô durante o evento. Ao todo, 6.111 veículos de 1.126 linhas vão operar na cidade no domingo. No sábado (24/5), 6.837 ônibus vão circular, número habitual para este dia da semana.
Os trens da CPTM vão operar ininterruptamente durante a madrugada de sábado (24) para domingo (25). Neste período, entre 0h e 4h, as 57 estações da companhia estarão abertas somente para desembarque de passageiros.
O acesso às linhas da CPTM poderá ser feito pelas estações de integração ao sistema: Tamanduateí (Linha 10-Turquesa), Brás (Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 12-Safira, 11-Coral); Luz (Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral), Palmeiras-Barra Funda (Linha 7-Rubi), Tatuapé (Linhas 11-Coral e 12-Safira), Corinthians-Itaquera (Linha 11-Coral), Engenheiro Goulart (Linhas 12-Safira e 13-Jade) e Calmon Viana (Linhas 11-Coral e 12-Safira).
Continua depois da publicidade
Durante todo o evento, haverá trens de prontidão em locais estratégicos ao longo da malha ferroviária, que poderão ser utilizados em caso de um eventual aumento de demanda. Os colaboradores da CPTM estarão à disposição para auxiliar os passageiros em seus deslocamentos.
Já no Metrô, as estações São Bento (Linha 1-Azul), Sé (linhas 1-Azul e 3-Vermelha), Anhangabaú e República (Linha 3-Vermelha) ficarão abertas para embarque e desembarque durante toda a madrugada entre os dias 24 e 25 da Virada Cultural.
As demais estações ficarão abertas apenas para desembarque dos passageiros.
Continua depois da publicidade
Haverá trens extras de prontidão, que poderão ser utilizados caso seja necessário em qualquer uma das linhas. O quadro de funcionários da segurança e estação também terá reforço.
A Virada Cultural é reconhecida por reunir diferentes linguagens artísticas em um mesmo evento. Shows, performances, intervenções, teatro, dança e atividades infantis fazem parte da programação, que deve ser divulgada em breve.
Nos dias 24 e 25 de maio de 2025, os moradores da cidade de São Paulo, de todas as regiões, devem se preparar para aproveitar e curtir uma das maiores viradas de todos os tempos. Confira a programação completa do evento.
Continua depois da publicidade
Neste ano, a Virada reforça o compromisso com a descentralização da cultura. Na periferia de São Paulo, haverá 15 palcos, e a retomada da programação no centro da cidade, com atrações representando diversas expressões artísticas.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade