Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
COP29 ocorreu no ano passado em Baku, capital do Azerbaijão, localizado entre o leste da Europa e o oeste da Ásia | Divulgação/COP29
A COP30, maior encontro global sobre a crise climática, será realizada pela primeira vez no Brasil, em Belém (PA), em novembro. Entenda de forma simples o que é a COP e por que ela é importante.
Continua depois da publicidade
A COP é um evento anual que reúne países do mundo inteiro para discutir ações contra as mudanças climáticas. O objetivo principal é negociar acordos para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, promover a sustentabilidade e lidar com os impactos do aquecimento global.
É uma oportunidade para os países avaliarem seus compromissos ambientais e avançarem na implementação do Acordo de Paris, que tem como meta limitar o aumento da temperatura global a 1,5°C.
Continua depois da publicidade
Os principais temas desta edição incluem:
No ano passado, Taiwan instituiu o Comitê Nacional de Mudanças Climáticas, sob a supervisão do Gabinete da Presidência.
Participam da COP todos os países signatários de acordos climáticos globais, especialmente os que integram a Convenção-Quadro da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas.
Continua depois da publicidade
No ano passado, o Brasil se destacou na produção de energia renovável, com 84%, enquanto a média de outros países era de 29%.
O destaque brasileiro é a energia solar, que cresceu 90% em comparação ao ano anterior, ficando atrás apenas da China, Estados Unidos e Alemanha em expansão.
Durante o período da COP, é comum ver muitas siglas, principalmente nas redes sociais. Confira algumas delas:
Continua depois da publicidade
COP (Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas): Reunião que teve início em Berlim, na Alemanha, em 1995, um ano após começar a vigorar a Convenção de Clima. Tem como principais objetivos debater soluções para diminuir as emissões de gases do efeito estufa, conter o aquecimento global e implementar a convenção e seus instrumentos jurídicos.
Acordo de Paris: acordo internacional lançado na COP21, em 2015 e aprovado pelo Congresso Nacional no ano seguinte, passando a valer em 4 de novembro de 2016. O documento reúne ações globais em resposta à ameaça da mudança climática, como a redução das emissões de gases de efeito estufa.
CMA (Conferência das Partes que secretariam as Partes do Acordo de Paris): encontro das partes que subsidiam e negociam os elementos do Acordo de Paris para as COPs.
Continua depois da publicidade
GST (Balanço Global de Carbono): previsto no Artigo 14 do Acordo de Paris, é um mecanismo de transparência que permite avaliar o progresso nas metas de longo prazo. O primeiro foi concluído na COP28.
Livro de Regras de Paris: documento elaborado na COP24 para orientar as partes sobre como concretizar o Acordo de Paris e limitar o aquecimento global abaixo de 2 graus Celsius e atingir a meta de manter em 1,5 °C.
Protocolo de Quioto: tratado para reduzir as emissões de gases de efeito estufa que contribuem para o aquecimento global. Foi assinado em 1997 e entrou em vigor em 2005.
Continua depois da publicidade
Troika: Uma colaboração informal ou mecanismo de continuidade entre presidências das COPs 28, 29 e 30, Emirados Árabes Unidos, Azerbaijão e Brasil, respectivamente, pelo cumprimento da Missão 1,5 °C, com reuniões avaliativas.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade