Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
São Paulo utiliza o último número da placa de cada carro para determinar os dias de rodízio | Arquivo/Agência Brasil
A cidade de São Paulo é a única no Brasil que, devido à grande circulação de carros, adota o rodízio municipal de veículos.
Continua depois da publicidade
Nas festas de fim de ano, no entanto, a capital paulista desconsiderará a medida e não restringirá a circulação de carros no município.
O rodízio ficará suspenso do dia 22 de dezembro de 2025 até o dia 9 de janeiro de 2026, uma sexta-feira, trazendo de volta a limitação de veículos somente no dia 12 de janeiro de 2026.
A cidade de São Paulo utiliza o último número da placa de cada carro para determinar o período em que os veículos estarão de rodízio, ou seja, não poderão circular. Confira:
Continua depois da publicidade
Em dia de rodízio, os carros não podem circular dentro do Mini Anel Viário das 7h às 10h e das 17h às 20h. Antes ou depois destes horários, a circulação é livre.
O Mini Anel Viário corresponde às seguintes vias:
Fora desse perímetro, a circulação também é livre.
Continua depois da publicidade
Caso um veículo circule em um horário proibido, o motorista será penalizado com uma multa de R$ 130,16 e com quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por se tratar de uma infração média.
Nesses casos, os motoristas podem receber mais de uma multa no mesmo dia se for flagrados em horários diferentes, mas ainda proibidos.
Apesar do rodízio impactar grande parte dos motoristas, alguns possuem o privilégio de não se limitarem pela medida. Veja exemplos segundo o Companhia de Engenharia de Tráfego (CET):
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade