Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Unidade de ensino conquistou o prêmio na categoria 'Superação de Adversidades' | Reprodução/Governo de SP
A Escola Estadual Parque dos Sonhos, em Cubatão, no litoral de São Paulo, é a vencedora do Prêmio Melhor Escola do Mundo 2025 (World’s Best School Prize), da T4 Education.
Continua depois da publicidade
A unidade de ensino conquistou o prêmio na categoria “Superação de Adversidades” e deixou no passado um histórico de invasões e o apelido de Escola Parque dos Pesadelos.
A instituição de ensino da Baixada Santista concorreu com escolas da Palestina, Estados Unidos, Austrália, Argentina, Colômbia, Uganda, Paquistão, Reino Unido e com a Escola Municipal Saint-Hilaire, de Porto Alegre (RS).
O anúncio da premiação foi acompanhado pelos 536 estudantes da unidade, pais e responsáveis, por professores e toda a equipe escolar, além do secretário da Educação, Renato Feder.
Continua depois da publicidade
Nos últimos anos, após a implantação de uma série de atividades focadas no desenvolvimento dos estudantes, a unidade pública estadual de ensino aumentou em 500% o número de matrículas.
Os vencedores foram escolhidos por uma Academia de Juízes internacional, com base em critérios rigorosos. Outras instituições também foram premiadas nas outras quatro categorias da premiação:
A Escola Parque dos Sonhos atende 536 alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental.
Continua depois da publicidade
O projeto que motivou a indicação ao prêmio é voltado ao acolhimento de estudantes em situação de vulnerabilidade e à superação de episódios de violência. Atualmente, a escola desenvolve 21 projetos complementares, incluindo patinação artística, teatro e ações esportivas.
Desde 2016, a escola é dirigida por Régis Marques Ribeiro, que destaca que a instituição não registra casos de invasão ou vandalismo desde 2021. O diretor afirma que a transformação no ambiente escolar ocorreu a partir do envolvimento de estudantes, professores e da comunidade.
Entre os projetos, a escola mantém o "A Escola vai à sua Casa", no qual professores visitam os lares dos alunos para estreitar o relacionamento com as famílias. Os alunos da instituição já conquistaram prêmios regionais no vôlei e reconhecimentos internacionais na patinação artística.
Continua depois da publicidade
Segundo o diretor, a escola registrou um aumento de 500% no número de matrículas desde 2016. O projeto de patinação, que começou com nove alunos, atualmente atende 80 estudantes.
O Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp) da escola também evoluiu, passando de 2,27 em 2014 para 4,5 em 2024.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade