Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Estados do Sudeste e do Sul ocupam as seis primeiras posições | Rovena Rosa/Agência Brasil
São Paulo se manteve como o estado mais inovador do Brasil. Já o Ceará subiu para a sétima posição, e é o único estado do Nordeste no top 10.
Continua depois da publicidade
O levantamento é do Índice Fiec de Inovação dos Estados 2025, coordenado pela Federação de Indústrias do Ceará (Fiec) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Puxando pelo Ceará e por Pernambuco, o Nordeste ultrapassou o Centro-Oeste e aparece na terceira posição entre as regiões, atrás do Sudeste e do Sul.
Veja o ranking abaixo:
Continua depois da publicidade
O índice, estruturado nas dimensões capacidades e resultado, avalia infraestrutura, investimentos em ciência e tecnologia, qualificação do capital humano, solidez institucional, produção científica, geração de propriedade intelectual e dinamismo empreendedor.
Segundo criadores do ranking, o Sudeste e o Sul têm uma base construída ao longo de décadas, por isso naturalmente levam vantagem, mas o Nordeste vem acelerando o crescimento no ecossistema de inovação.
Ceará, Pernambuco e Bahia são destaque entre os 15 melhores do País no ranking geral. A Paraíba, na 16ª posição, ganhou relevância em propriedade intelectual. Já o Piauí, no 19º lugar, avançou em solidez institucional.
Continua depois da publicidade
No caso do Ceará, os pontos positivos foram a solidez fiscal, o avanço em ciência e tecnologia e a atração de projetos da iniciativa privada. Além disso, há uma consolidação da educação superior com a ampliação de programas de mestrado e doutorado.
O destaque negativo foi o Maranhão, que ocupa o último lugar.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade