Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Estrutura de 50 metros celebra a fé e movimenta o turismo religioso | Laurene Santos/TV Vanguarda
Com as peregrinações para o santuário de Nossa Senhora Aparecida, que ocorrem tradicionalmente no dia da Padroeira do Brasil, os fiéis podem visitar a estátua da Santa. O feriado neste ano cai no domingo (12/10) e a visitação ao monumento ocorre das 6h às 22h.
Continua depois da publicidade
O monumento foi inaugurado no dia 7 de outubro de 2023 e, desde sua abertura, a estátua da Padroeira já recebeu cerca de 250 mil visitantes, segundo Gilmar Pinna, artista idealizador do projeto.
Ela está localizada no bairro do Itaguaçu, em Aparecida, ao lado de uma pousada na rua Itatiba. A estátua está situada a 3 km do santuário de Nossa Senhora Aparecida, destino dos romeiros no domingo (12/10).
O monumento da Padroeira do Brasil é mantido por uma equipe de zeladoria. Além disso, existem funcionários responsáveis por cuidar da iluminação e da segurança do complexo onde ela está localizada.
O monumento à Padroeira tem 50 metros de altura, o que a torna maior que ambas as estátuas do Cristo Redentor, localizadas no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul.
Continua depois da publicidade
De acordo com Pinna, ainda restam etapas a serem concluídas na construção do monumento. Falta posicionar um crucifixo de 4 toneladas e os braços que vão segurar o mapa do Brasil.
Também serão posicionadas imagens de Jesus e São José, próximas à figura da Padroeira. A escultura, produzida por Gilmar Pinna, é feita de aço e custou cerca de R$ 10 milhões.
O Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP) realiza até a próxima segunda-feira (13/10) a Operação Romaria Nossa Senhora Aparecida 2025.
Continua depois da publicidade
A ação, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), pretende garantir segurança viária, fluidez no tráfego e suporte ao grande número de fiéis.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade