A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 13 Agosto 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Estudantes da zona leste de SP grafitam muro de Diretoria de Ensino

Os projetos de grafite foram selecionados em um concurso promovido na região com 70 mil estudantes de 77 escolas, beneficiando artistas locais

Natália Brito

06/12/2023 às 09:36  atualizado em 06/12/2023 às 09:38

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
O concurso foi aberto para a participação de todos os estudantes das escolas da região e recebeu 51 inscrições

O concurso foi aberto para a participação de todos os estudantes das escolas da região e recebeu 51 inscrições | Divulgação/Gov do Estado de SP

Na zona leste de São Paulo, o grafite tem sido exaltado pelas escolas estaduais como expressão de experiências sociais e culturais. Como resultado da inserção desse assunto no cotidiano de 70 mil estudantes de 77 escolas estaduais da Diretoria de Ensino Leste 3, projetos de grafite selecionados em um concurso promovido na região saíram do papel e passaram a decorar os muros e paredes da regional com ajuda de artistas locais.

Continua depois da publicidade

O evento “Um Dia de Celebração Cultural” é a atividade final de uma série de ações que as unidades de ensino — localizadas nos bairros Cidade Tiradentes, Guaianases, São Mateus, José Bonifácio e São Rafael— realizaram no mês de novembro, como batalha de rima, apresentações hip hop e fomento à arte e criatividade, que compuseram o concurso de grafite da Diretoria de Ensino.

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

“O objetivo dessa atividade é o de integrar ainda mais os alunos às escolas, unindo aprendizado e expressão artística, como é o caso do grafite, unindo o tema às atividades pedagógicas. O concurso valoriza as potencialidades dos estudantes da região e faz com que o conhecimento flua com mais intensidade e consistência”, ressalta Eric Vellone Coló, dirigente regional da leste 3.

Continua depois da publicidade

Coló acredita que essa é uma das ações que devem ser somadas para o desenvolvimento social dos estudantes do extremo leste e suas comunidades. “O grafite, como forma de arte urbana, tem o poder de transcender barreiras e dar voz às questões que permeiam a realidade dos jovens”, garante.

O concurso foi aberto para a participação de todos os estudantes das escolas da região e recebeu 51 inscrições. Cada participante expressou no concurso, de forma única, um pouco sobre suas vivências e perspectivas.

A seleção das produções que agora estamparão os muros e paredes da diretoria de ensino foi realizada por uma comissão avaliadora, que considerou critérios como criatividade, originalidade, habilidades técnicas e aderência ao tema proposto. Nesta sexta, os vencedores se reunirão a grafiteiros da região para “dar vida” aos projetos que colocaram no papel.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados