Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Ao menos 284 mil pessoas estão registradas como desaparecidas na Rede de Vínculos Familiares do CICV | Kaique Rocha/Pexels
A cidade de Genebra recebe, entre esta terça (11/11) e quinta-feira (13/11), a Quarta Conferência Internacional de Familiares de Pessoas Desaparecidas, encontro organizado pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e pelas Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.
Continua depois da publicidade
O evento, realizado em formato híbrido, reunirá familiares de desaparecidos, especialistas e autoridades de mais de 50 países para debater respostas humanitárias, políticas e institucionais para um problema que afeta centenas de milhares de famílias em todo o mundo.
Ao menos 284 mil pessoas estão registradas como desaparecidas na Rede de Vínculos Familiares do CICV até o final de 2024, número considerado somente uma pequena parcela da dimensão real da crise.
Os casos incluem desaparecimentos relacionados a conflitos armados, migrações, violência urbana e desastres. Para os familiares, a ausência de informações sobre o paradeiro de seus entes queridos é acompanhada por sofrimento emocional, insegurança econômica e obstáculos legais.
Continua depois da publicidade
A conferência é o único espaço global dedicado exclusivamente às vozes das famílias. A programação incluirá depoimentos, trocas de experiências e sessões de apoio mútuo, com tradução simultânea para diferentes idiomas.
A plataforma centraliza buscas em um banco de dados único que pode ser acessado por todos, assim a informação é compartilhada e automaticamente relacionada, auxiliando nos trabalhos de pesquisa.
Continua depois da publicidade
Embora as discussões internas permaneçam reservadas, a Cerimônia de Abertura e a Cerimônia de Encerramento serão abertas ao público e transmitidas ao vivo.
A abertura ocorre nesta terça, das 14h às 16h, em Genebra, e das 10h às 12h, no horário de Brasília. Evento conta com a participação do diretor-geral do CICV, Pierre Krähenbühl, e relatos de familiares.
Já o encerramento, ocorre na quinta, das 16h às 18h, e das 12h às 14h, no horário de Brasília. Haverá leitura pública de uma declaração conjunta das famílias.
Continua depois da publicidade
Lançada em Sarajevo em 2019 e transformada em evento bienal, a conferência busca fortalecer redes internacionais de apoio e pressionar governos e partes em conflito a prevenir desaparecimentos e esclarecer casos pendentes. O CICV reforça que os Estados têm responsabilidade legal de investigar e dar respostas.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade