Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Miri identificou uma zona habitável no corpo descoberto em órbita da Alpha Centauri | NASA, ESA, CSA, STScI, R. Hurt (Caltech/IPAC)
Cientistas encontraram evidências de um exoplaneta fora do Sistema Solar com uma zona habitável e publicaram a pesquisa em dois artigos no The Astrophysical Journal Letters.
Continua depois da publicidade
O planeta está no sistema estelar Alpha Centauri, a quatro anos-luz de distância da Terra, e pode ser o astro mais próximo a apresentar características propícias para a existência de água em sua superfície.
A zona habitável é a região em que as temperaturas permitem a formação de água em estado líquido. No sistema Alpha Centauri estão as estrelas Alpha Centauri A, Alpha Centauri B e a anã vermelha Proxima Centauri.
As evidências foram obtidas com o Instrumento de Infravermelho Médio (Miri) do Telescópio Espacial James Webb, da Nasa, que recentemente encontrou um exoplaneta gasoso.
Continua depois da publicidade
Neste caso, o Miri identificou uma zona habitável no corpo descoberto em órbita da Alpha Centauri A, com temperaturas adequadas para a existência de água líquida. No entanto, as características observadas não são suficientes para abrigar a vida como é conhecida na Terra.
Os dados indicam que o astro é um planeta gasoso com massa aproximada à de Saturno, o segundo maior planeta do Sistema Solar, e possui uma lua com características similares a de um planeta.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade