Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Caso o título seja concedido, o Parque Nacional das Cavernas do Peruaçu será o nono patrimônio natural brasileiro | Divulgação/ICMBIO
O Cânion do Peruaçu, localizado no norte de Minas Gerais, poderá se tornar um Patrimônio Natural da Humanidade. A votação do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, órgão das Nações Unidas (ONU), em Paris, na França, ocorre nos próximos dias.
Continua depois da publicidade
A 47ª sessão do Comitê termina no dia 16 de julho, mas a expectativa é de que a votação ocorra neste fim de semana, entre sábado e domingo.
O território guarda cavernas monumentais, uma rica biodiversidade e uma paisagem de grande valor histórico e científico. Uma delas é Gruta do Janelão com mais de 100 metros de altura e largura. No local, encontra-se a Perna da Bailarina, a maior estalactite do mundo, com cerca de 28 metros de comprimento. Para chegar até a atração, é preciso percorrer uma trilha de 5 km.
A candidatura foi conduzida pelo Ministério do Meio Ambiente e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com apoio do Ministério das Relações Exteriores.
Continua depois da publicidade
O processo de indicação do Cânion foi concluído em fevereiro, quando o governo brasileiro fez uma alteração na área delimitada em função de uma demanda de demarcação de terra do povo indígena Xacriabá.
Caso o título seja concedido, o Parque Nacional das Cavernas do Peruaçu será o nono patrimônio natural brasileiro a fazer parte da lista. No ano passado, os Lençóis Maranhenses, considerado um dos melhores lugares para ver a via Láctea, foram nomeados.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade