Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Segundo cientistas, o fenômeno foi causado por uma onda de partículas energizadas vinda do Sol | Reprodução
Diversas cidades dos Estados Unidos foram iluminadas por um espetáculo raro na noite de terça (11/11) para quarta-feira (12/11).
Continua depois da publicidade
Uma forte tempestade solar provocou auroras boreais em lugares onde o fenômeno é raramente visto, como Flórida, Minneapolis, Washington, Atlanta e Nova Jersey.
Nas redes sociais, moradores compartilharam fotos e vídeos do céu colorido em tons de rosa, roxo e verde. As imagens rapidamente viralizaram.
Segundo cientistas, o fenômeno foi causado por uma onda de partículas energizadas vinda do Sol. Ao atingir o campo magnético da Terra, essas partículas colidem com gases na atmosfera e formam as luzes conhecidas como auroras.
Continua depois da publicidade
Há chance de que as luzes voltem a aparecer nos céus dos Estados Unidos e até em outros países ao longo desta quarta-feira (12/11).
As auroras são exibições luminosas criadas quando partículas energéticas do Sol colidem com gases na atmosfera da Terra, guiadas pelo campo magnético em direção aos polos. Esse encontro libera energia em forma de luz, criando cortinas cintilantes que variam entre verde, roxo e vermelho.
Normalmente, o fenômeno só é visível em regiões como o Alasca, Canadá e Escandinávia.
Continua depois da publicidade
No entanto, quando o Sol libera uma grande quantidade de partículas, um evento conhecido como ejeção de massa coronal, o campo magnético terrestre se expande e a aurora pode ser observada muito mais ao sul, como ocorreu desta vez na Flórida.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade