Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Mês também terá duas chuvas de meteoros e uma série de conjunções celestes, além do solstício de verão no dia 21 | Олег Мороз/Unsplash
O mês de dezembro começa com uma agenda cheia para quem gosta de olhar para o céu. A principal atração é a última superlua do ano, que será visível nesta quinta-feira (4/12), deixando a Lua maior e mais brilhante que o normal.
Continua depois da publicidade
O mês também terá duas chuvas de meteoros e uma série de conjunções celestes, além do solstício de verão no dia 21.
A superlua de dezembro acontece quando a Lua cheia se aproxima do ponto mais próximo da Terra, ficando cerca de 357 mil quilômetros distante — o que faz com que pareça maior e mais luminosa.
O fenômeno poderá ser visto a olho nu, em qualquer lugar do mundo, e terá melhor visualização na região da constelação de Touro.
Continua depois da publicidade
O céu também será palco de duas chuvas de meteoros importantes:
Para aproveitar ao máximo, basta procurar um local com céu limpo e pouca poluição luminosa. Em julho, também ocorreram duas chuvas de meteoros.
Dezembro também terá encontros notáveis no céu: neste domingo (7/12), Lua e Júpiter aparecem alinhados. Já na próxima quarta-feira (10/12), a Lua se aproxima de Regulus, estrela mais brilhante da constelação de Leão.
Continua depois da publicidade
O mês termina com o solstício de verão, em 21 de dezembro, marcando a chegada oficial da estação e dias mais longos no Hemisfério sul.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade