A+

A-

Alternar Contraste

Terça, 16 Dezembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Obra milionária da Ponte Estaiada no ABC Paulista são finalizadas

Maior obra de mobilidade urbana da história do município teve investimento de R$ 200 milhões

Lucas Souza

16/12/2025 às 20:45

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Obra é composta por dois viadutos estaiados e dois viadutos convencionais

Obra é composta por dois viadutos estaiados e dois viadutos convencionais | Leonardo Garcia/PMSBC

As obras de revitalização da nova Ponte Estaiada de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, foram finalizadas, nesta terça-feira (16/12), com a vistoria final do prefeito Marcelo Lima (Podemos).

Continua depois da publicidade

As obras tiveram início em junho de 2022 e apesar de estarem finalizadas, a inauguração da ponte será realizada neste sábado (20/12). Em 2024, outro município do ABC Paulista começou a erguer as vigas de sua ponte estaiada.

Benefícios

Considerada uma das maiores e mais estratégicas obras de mobilidade urbana do município, a ponte recebeu investimento total de R$ 200 milhões, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.

A estrutura foi projetada para absorver cerca de 20 mil viagens por dia, promovendo maior fluidez no tráfego e reorganizando a circulação em uma das regiões de maior volume de veículos da cidade.

Continua depois da publicidade

A Ponte Estaiada de São Bernardo, construída próxima à divisa da cidade com Diadema, fortalece a ligação entre bairros como Planalto, Jordanópolis, Paulicéia e Taboão, além de integrar o sistema viário municipal à Marginal do Ribeirão dos Couros e ao Corredor ABD.

Estrutura

Segundo a prefeitura de SBC, a megaestrutura possui cerca de 600 metros de extensão de cada lado – 1,2 km no total -, sendo mais de 200 metros de trecho estaiado.

A obra é composta por dois viadutos estaiados e dois viadutos convencionais, implantados sobre a avenida Piraporinha.

Continua depois da publicidade

A ponte também se conecta ao novo viaduto do Corredor ABD (Ponte Ribeirão dos Couros), peça fundamental para o fechamento do novo anel viário da cidade, cuja conclusão está prevista para o primeiro semestre de 2026.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados