Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Segundo dia de votação continua sem definição de novo papa | Lalo de Almeida/Folhapress
A fumaça preta expelida pela chaminé da Capela Sistina na manhã desta quinta-feira (8/5) informa que os cardeais ainda não chegaram a um acordo para a escolha do novo papa.
Continua depois da publicidade
Esta é a segunda fumaça preta desde o início do conclave nesta quarta-feira (7/5), quando a primeira fumaça preta também foi vista, após cerca de três horas do fechamento das portas da Capela Sistina.
Na manhã desta quinta foram realizadas duas votações e a fumaça só foi vista após o término da segunda, por volta das 7h (horário de Brasília).
O novo papa ainda pode ser escolhido nesta quinta-feira. Estão previstas mais duas votações no período da tarde.
Continua depois da publicidade
Se um cardeal alcançar dois terços dos votos (89 dos 133 eleitores), o pontífice será eleito e a chaminé emitirá fumaça branca. Caso contrário, não haverá sinal visual.
A quarta votação do dia está prevista para as 14h. Nesse caso, a fumaça branca indicará a eleição de um novo papa; caso o impasse continue, sairá fumaça preta.
Nos conclaves anteriores, os papas Bento XVI e Francisco foram eleitos no segundo dia, após quatro e cinco votações, respectivamente. O papa João Paulo II foi escolhido no terceiro dia, após oito rodadas de votação.
Continua depois da publicidade
A primeira fumaça do conclave nesta quarta demorou mais para sair em comparação com as dos conclaves de 2005 e 2013.
Um dos fatores que pode ter contribuído para o atraso é a realização de uma pregação antes da votação, que pode ter se estendido.
Outro motivo do atraso é que a maioria dos cardeais participantes está em seu primeiro conclave.
Continua depois da publicidade
No momento da liberação da primeira fumaça preta, cerca de 45 mil fiéis acompanhavam a votação na Praça São Pedro, em frente à Basílica de São Pedro, onde pela manhã foi celebrada a missa Pro Eligendo Romano Pontifice, que antecede o início oficial do conclave.
As possibilidades de definição do novo papa já no primeiro dia eram consideradas baixas. A votação inaugural costuma registrar votos simbólicos, oferecidos como gesto de respeito ou amizade entre os cardeais, antes que a escolha efetiva se concentre nos nomes com maior apoio.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade