Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Itens anulados pelo Inep estavam em todos os cadernos de prova do exame | Angelo Miguel/MEC
Em meio à polêmica sobre o vazamento prévio de itens do Enem 2025, o Ministério da Educação (MEC) e o Inep decidiram antecipar a divulgação do gabarito oficial do 2º dia de provas. As respostas, que seriam publicadas apenas nesta quinta-feira (20/11), foram liberadas já às 10h da manhã desta quarta (19/11).
Continua depois da publicidade
A medida ocorre após a confirmação de que candidatos tiveram acesso, antes da aplicação, a perguntas praticamente idênticas às que apareceriam no exame. Após análise interna, três questões foram anuladas.
Com a anulação dos itens e a repercussão sobre a suposta antecipação das perguntas, o Inep decidiu publicar o gabarito antes do previsto, alegando necessidade de transparência e segurança jurídica para todos os participantes.
As perguntas eliminadas, identificadas por cores e numerações de cada caderno, são:
Continua depois da publicidade
Dias antes do segundo domingo de aplicação, uma live no YouTube chamou a atenção de estudantes e professores. Na transmissão, conduzida por Edcley Teixeira, que se apresenta como estudante de medicina e mentor de candidatos, foram exibidas questões apontadas como “prováveis” itens do Enem.
Pelo menos cinco delas acabaram aparecendo no exame quase sem alterações, o que levantou suspeitas de quebra de sigilo. Teixeira teria utilizado como base questões do Prêmio CAPES Talento Universitário, avaliação aplicada para calouros do ensino superior.
Até então, o Inep nunca havia mencionado publicamente qualquer relação entre essa prova e o banco de itens do Enem.
Continua depois da publicidade
Depois de analisar os relatos, o MEC determinou a anulação de três questões e acionou a Polícia Federal para investigar o caso.
A PF apura eventual responsabilidade criminal, incluindo possível violação de sigilo e utilização indevida de material restrito.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade