Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Retirada do gás ocorrerá diretamente nos pontos credenciados, sem repasse financeiro ao beneficiário | Ricardo Botelho/MME
São Paulo inicia, nesta segunda-feira (24/11), a primeira etapa de operação do programa nacional Gás do Povo, que garante a recarga gratuita do botijão de gás de cozinha para famílias em situação de vulnerabilidade social. A capital paulista lidera o número de contemplados nesta fase: 323.543 famílias terão acesso ao benefício.
Continua depois da publicidade
Criado para ampliar o acesso ao gás de cozinha de forma segura e regular, o programa entra agora em sua fase de expansão mais robusta. A meta do Governo Federal é alcançar mais de 15 milhões de famílias até março de 2026.
Serão atendidas as famílias selecionadas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), inscritas no Cadastro Único, com renda per capita de até meio salário-mínimo e cadastro atualizado há pelo menos 24 meses. A prioridade será para beneficiários do Bolsa Família.
A entrada em operação marca também a substituição do antigo modelo, que repassava o valor em dinheiro, por um sistema de entrega direta da recarga. A mudança aumenta o controle, evita fraudes e garante que o apoio seja aplicado exclusivamente no botijão.
Continua depois da publicidade
A Caixa Econômica Federal será responsável pela emissão dos vales-recarga, credenciamento das revendas e validação dos meios de acesso. A retirada do gás ocorrerá diretamente nos pontos credenciados, sem repasse financeiro ao beneficiário.
Para comprovar o direito ao vale, os contemplados poderão usar o cartão do Bolsa Família, cartão de débito da Caixa ou o CPF, acompanhado de um código de validação enviado por SMS. O modelo, segundo o governo, torna o processo mais seguro e rastreável.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade