Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Equipe da Gazeta estará empenhada na cobertura da COP30 | Thiago Neme/Gazeta de S. Paulo
A Gazeta está preparada para cobrir a 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças climáticas (COP), em Belém, no Pará, durante os dias 10 e 21 de novembro.
Continua depois da publicidade
Cinco jornalistas foram escolhidos para informar o leitor sobre o evento que promete marcar a história do País.
Os principais líderes do planeta e seus representantes vão se reunir para discutir ações voltadas a frear o aquecimento global. Belém, no coração da floresta amazônica, terá papel fundamental na promoção de uma coparticipação entre as nações do mundo.
Com mais de 400 anos de história, Belém será a primeira cidade da Amazônia a sediar a Conferência do Clima da ONU, um marco para a região e para o Brasil. Pela primeira vez, o encontro ocorrerá no coração da maior floresta tropical do planeta.
Continua depois da publicidade
Os repórteres Matheus Herbert, Bruno Hoffmann e Leonardo Siqueira, irão cobrir os principais assuntos e os bastidores da COP 30: temas de debate, movimentações políticas e os desdobramentos mais relevantes desse evento histórico.
Além disso, os editores Renata Fernandes e Joseph Silva coordenarão o projeto. A estrutura da cobertura foi montada pelo diretor de Redação Daniel Villaça, que pretende informar o leitor em duas frentes: uma histórica e internacional, e outra atual e regional.
“Montamos um time bem focado, que vai viver a COP 30 e esclarecer pontos importantes para as pessoas que não têm noção do que é o evento. Faremos todo o resgate de outras edições e a importância da conferência para o mundo”, disse Villaça.
Continua depois da publicidade
Além de tratar das emissões de gases do efeito estufa, a COP 30 abordará temas como financiamento climático para países em desenvolvimento, tecnologias de energia renovável, soluções de baixo carbono e justiça climática.
Dessa forma, o mundo estará de olho em Belém. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) estimou um fluxo de mais de 40 mil visitantes durante os principais dias da conferência. Desse total, cerca de 7 mil são compostos por equipes da ONU e delegações de países membros.
O repórter Bruno Hoffmann destacou a relevância da cobertura. “As COPs tratam de temas fundamentais para a humanidade, como a expansão comercial com responsabilidade ambiental e o futuro das cidades. das menores às metrópoles como São Paulo. Tratar desse tema de forma próxima, como jornalista, é uma honra e uma grande responsabilidade”, afirmou.
Continua depois da publicidade
Até então, os líderes globais debateram o futuro da Amazônia em cidades como Paris, Dubai e Sharm el-Sheikh, no Egito. Agora, terão a oportunidade de vivenciar de perto os desafios e a realidade da região.
A cobertura completa poderá ser acompanhada em todas as plataformas do Gazeta Media Group (GMG): nos portais digitais, Gazeta e Diário do Litoral, na versão impressa dos jornais e nas redes sociais do grupo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade