A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 25 Outubro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Gazeta terá equipe exclusiva em cobertura histórica da COP 30

Cinco jornalistas foram escolhidos para informar o leitor sobre o evento que promete marcar a história do País

Leonardo Siqueira

24/10/2025 às 16:15  atualizado em 24/10/2025 às 16:21

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Equipe da Gazeta estará empenhada na cobertura da COP30

Equipe da Gazeta estará empenhada na cobertura da COP30 | Thiago Neme/Gazeta de S. Paulo

A Gazeta está preparada para cobrir a 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças climáticas (COP), em Belém, no Pará, durante os dias 10 e 21 de novembro.

Continua depois da publicidade

Cinco jornalistas foram escolhidos para informar o leitor sobre o evento que promete marcar a história do País.

Os principais líderes do planeta e seus representantes vão se reunir para discutir ações voltadas a frear o aquecimento global. Belém, no coração da floresta amazônica, terá papel fundamental na promoção de uma coparticipação entre as nações do mundo.

Informação em duas frentes

Com mais de 400 anos de história, Belém será a primeira cidade da Amazônia a sediar a Conferência do Clima da ONU, um marco para a região e para o Brasil. Pela primeira vez, o encontro ocorrerá no coração da maior floresta tropical do planeta.

Continua depois da publicidade

Os repórteres Matheus Herbert, Bruno Hoffmann e Leonardo Siqueira, irão cobrir os principais assuntos e os bastidores da COP 30: temas de debate, movimentações políticas e os desdobramentos mais relevantes desse evento histórico.

Além disso, os editores Renata Fernandes e Joseph Silva coordenarão o projeto. A estrutura da cobertura foi montada pelo diretor de Redação Daniel Villaça, que pretende informar o leitor em duas frentes: uma histórica e internacional, e outra atual e regional.

“Montamos um time bem focado, que vai viver a COP 30 e esclarecer pontos importantes para as pessoas que não têm noção do que é o evento. Faremos todo o resgate de outras edições e a importância da conferência para o mundo”, disse Villaça. 

Continua depois da publicidade

Impacto global 

Além de tratar das emissões de gases do efeito estufa, a COP 30 abordará temas como financiamento climático para países em desenvolvimento, tecnologias de energia renovável, soluções de baixo carbono e justiça climática.

Dessa forma, o mundo estará de olho em Belém. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) estimou um fluxo de mais de 40 mil visitantes durante os principais dias da conferência. Desse total, cerca de 7 mil são compostos por equipes da ONU e delegações de países membros.

O repórter Bruno Hoffmann destacou a relevância da cobertura. “As COPs tratam de temas fundamentais para a humanidade, como a expansão comercial com responsabilidade ambiental e o futuro das cidades. das menores às metrópoles como São Paulo. Tratar desse tema de forma próxima, como jornalista, é uma honra e uma grande responsabilidade”, afirmou.

Continua depois da publicidade

Até então, os líderes globais debateram o futuro da Amazônia em cidades como Paris, Dubai e Sharm el-Sheikh, no Egito. Agora, terão a oportunidade de vivenciar de perto os desafios e a realidade da região.

A cobertura completa poderá ser acompanhada em todas as plataformas do Gazeta Media Group (GMG): nos portais digitais, GazetaDiário do Litoral, na versão impressa dos jornais e nas redes sociais do grupo.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados