Entre em nosso grupo
2
Mães que participarem regularmente das consultas de acompanhamento gestacional poderão garantir a vaga
07/10/2020 às 14:00
Continua depois da publicidade
Para garantir a vaga no Programa, as mulheres terão que passar por mais de sete consultas e realizar exames | /Gustavo Roth/Folhapress
O Programa Mãe Paulistana Creche, ação Intersecretarial da Saúde e da Educação, tem o objetivo de garantir vagas em creches para as crianças que as mães cumpram adequadamente o pré-natal. Para isso, elas terão que passar por mais de sete consultas, realizar exames laboratoriais, ultrassonografias e também realizar os testes rápidos para Sífilis e HIV.
Continua depois da publicidade
Para garantir a vaga, as gestantes poderão demonstrar interesse na vaga de creche até o 4º mês de gestação, se participarem regularmente das consultas de acompanhamento gestacional.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) colhe as informações e as repassa para a Secretaria Municipal de Educação (SME) para realizar o pré-cadastro no sistema e planejar a garantia da vaga.
Além disso, é preciso realizar a consulta de puerpério e a primeira consulta do recém-nascido. O agendamento ocorre no momento da alta hospitalar da gestante.
Continua depois da publicidade
Para iniciar o acompanhamento, a gestante precisa procurar uma das 468 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Capital.
Teste do Pezinho
A Triagem Neonatal (teste do Pezinho) realizada pelo SUS será ampliada para os bebês nascidos em São Paulo. Agora, a detecção que era realizada através de um teste básico para seis doenças passará a ser realizada para 47 no mesmo bebê.
Continua depois da publicidade
De acordo com a prefeitura, o objetivo é realizar o diagnóstico precoce para evitar danos relacionados ao desenvolvimento neuropsicomotor e evitar sequelas, internações e óbito.
O teste detecta doenças genéticas, congênitas, infecciosas, erros inatos do metabolismo e da imunidade.
Os 8.700 bebês/mês nascidos mensalmente na cidade de São Paulo pelo SUS deverão passar pela triagem neonatal ampliada. Como resultado, a Prefeitura de São Paulo passará a realizar cerca de 52.200 exames mensais.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade