Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Largo da Batata, em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo | Reprodução/Google Street View
A Prefeitura de São Paulo publicou nesta sexta-feira (15/8) o edital para receber propostas de requalificação do Largo da Batata, no bairro de Pinheiros, zona oeste da capital paulista.
Continua depois da publicidade
Segundo a gestão municipal, o objetivo é propor soluções urbanísticas, paisagísticas e de mobilidade que melhorem a qualidade do espaço público e a integração das áreas, “promovendo a ampliação, áreas verdes, mobilidade ativa, acessibilidade e usos múltiplos”.
A publicação feita por meio da São Paulo Urbanismo e da Secretaria de Urbanismo e Licenciamento ocorre após uma polêmica ocorrida no fim do ano passado, quando a prefeitura decidiu cancelar o acordo que permitiria à Pepsico explorar comercialmente a área com publicidade.
A intenção da empresa era a de renomear o local para “Largo da Batata Ruffles”.
Continua depois da publicidade
O atual edital traz diretrizes técnicas recolhidas a partir das contribuições da população na consulta pública e das secretarias para elaboração do projeto.
A área de intervenção compreende 69,9 mil m² de espaço público e um perímetro de 2,5 quilômetros.
Ainda conforme a gestão Ricardo Nunes (MDB), o foco será a ampliação de áreas verdes, criação de espaços de convivência, qualificação da mobilidade ativa e melhoria da segurança viária.
Continua depois da publicidade
O projeto será realizado com recursos privados, por meio de celebração de Acordo de Cooperação com uma organização que será selecionada nos termos do Edital de Chamamento Público, sem custos para o município.
As organizações podem enviar a proposta nos próximos 30 dias. Após esse prazo, uma comissão terá até 10 dias para avaliar as propostas recebidas, segundo os critérios estabelecidos no edital.
O plano deverá contemplar soluções que priorizem pedestres e ciclistas, integrem diferentes modais de transporte, qualifiquem a infraestrutura e promovam a permeabilidade do solo.
Continua depois da publicidade
O projeto também deverá preservar e valorizar o patrimônio histórico, incluindo a Igreja de Nossa Senhora de Monte Serrat, o Mercado de Pinheiros e o Monumento à Aldeia de Nossa Senhora de Pinheiros, além de respeitar o sítio arqueológico presente no local.
“O objetivo é criar um espaço público seguro, inclusivo e multifuncional, que atenda moradores, trabalhadores, visitantes e frequentadores do comércio local”, informou a gestão municipal.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade