A+

A-

Alternar Contraste

Segunda, 01 Setembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Gigantes chinesas vão construir a maior ponte da América Latina no Brasil

Investimento total da construção está estimado em R$ 11 bilhões

Monise Souza

31/08/2025 às 20:59

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Ponte Salvador-Itaparica contará com 12,4 quilômetros de extensão sobre o mar

Ponte Salvador-Itaparica contará com 12,4 quilômetros de extensão sobre o mar | Divulgação

A Bahia se prepara para receber uma das maiores obras de infraestrutura da história do Brasil. O investimento total está estimado em R$ 11 bilhões.

Continua depois da publicidade

A Ponte Salvador-Itaparica, com 12,4 quilômetros de extensão sobre o mar, será a maior da América Latina e uma das mais longas do mundo.

Além da dimensão do projeto, a ponte também chama atenção pela participação internacional. A construção ficará a cargo das empresas chinesas China Civil Engineering Construction Corporation (CCECC) e China Communications Construction Company (CCCC), duas das maiores empresas de infraestrutura do mundo.

As gigantes chinesas venceram o leilão em dezembro de 2019 e assinaram contrato com o governo da Bahia em 2020.

Continua depois da publicidade

O consórcio responsável pela construção confirmou que as obras terão início em junho de 2026, após a finalização do projeto executivo e da plataforma provisória prevista para o ano anterior.

Em São Paulo, está em construção Túnel Imerso Santos-Guarujá, que é o primeiro do tipo no Brasil. O empreendimento promete reduzir o tempo de deslocamento entre os dois municípios: de até 1 hora por estrada ou 18 minutos de balsa para apenas 5 minutos.

Ponte Salvador-Itaparica

Com extensão total de 12,4 quilômetros, a ponte superará todas as existentes no continente. O projeto está dividido em três trechos:

Continua depois da publicidade

  • Trecho de aproximação em Itaparica: 4,6 km;
  • Trecho de aproximação em Salvador: 6,9 km;
  • Trecho estaiado: 900 metros, com altura de 85 metros (equivalente a um prédio de 28 andares), permitindo a passagem de navios transatlânticos, petroleiros e plataformas.

O tamanho da construção coloca a estrutura entre as maiores do planeta. A ponte terá comprimento semelhante ao da Vasco da Gama, em Portugal (12,3 km), e ficará atrás apenas de construções como a Incheon, na Coreia do Sul (21,3 km).

TAGS :

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados