Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Consumidores que se sentirem lesados podem registrar sua reclamação diretamente no site do Procon-SP Digital | Freepik
As gigantes do e-commerce Amazon e Mercado Livre lideram as queixas de consumidores por vendas relacionadas à Black Friday no portal do Procon-SP. O levantamento ainda é parcial e os números podem aumentar até o fim da data promocional.
Continua depois da publicidade
Até esta quarta-feira (26/11), os consumidores fizeram 1.508 queixas ao todo. Desse número, 110 dizem respeito à Amazon e 95 ao Mercado Livre. Na sequência aparecem Magazine Luiza, Netshoes, Época Cosméticos, Magalupay e Hub Fintech, nessa ordem.
A queixa mais comum é a de falta ou atraso na entrega, com 472 registros no Procon-SP. Em seguida, surgem pedidos cancelados após a finalização da compra, entregas diferentes do pedido ou com danos, alterações nos descontos anunciados e publicidade enganosa.
A data oficial da Black Friday é nesta sexta-feira (28/11).
Continua depois da publicidade
Consumidores que se sentirem lesados podem registrar sua reclamação diretamente no site do Procon-SP Digital, ou por meio dos Procons municipais.
A plataforma permite selecionar a natureza do problema e anexar documentos para comprovação da queixa. A classificação das reclamações é feita pelos próprios consumidores no momento do preenchimento.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade