Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Anvisa alertou que muitos produtos comestíveis e decorativos são vendidos na mesma prateleira em vários locais | Viktor Forgacs na Unsplash
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu o uso de materiais feitos de plástico e pó decorativo com polipropileno (PP) na composição de alimentos, sejam eles preparados artesanalmente ou industrializados.
Continua depois da publicidade
A substância é comum em glitters decorativos, mas não é segura para consumo humano.
O tema ganhou destaque após o criador de conteúdo Dario Centurione publicar vídeos mostrando produtos vendidos como “glitter comestível”, cuja composição incluía 100% de material plástico.
A agência reforçou que produtos usados para colorir ou decorar alimentos — como bolos e doces — devem ser feitos apenas com ingredientes e aditivos alimentares aprovados, como corantes e agentes de textura.
Continua depois da publicidade
Segundo a agência, nenhum pó decorativo com “PP micronizado” pode ser utilizado em produtos de confeitaria ou em qualquer alimento.
Esses glitters só são permitidos em itens decorativos não comestíveis, como cenários e enfeites de festas, mas jamais em contato direto com a comida.
A Anvisa alertou que muitos produtos comestíveis e decorativos são vendidos na mesma prateleira em vários locais, o que pode confundir consumidores e confeiteiros.
Continua depois da publicidade
Para evitar riscos, é essencial ler atentamente o rótulo, verificando:
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade