Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Renata Fernandes, editora de Hard News da Gazeta, ressalta a importância das campanhas de conscientização e o poder do jornalismo como ferramenta de alerta e prevensão | Yuri Villaça/Gazeta de S. Paulo
Os jornais Gazeta e Diário do Litoral, que integram o Gazeta Media Group Brasil (GMG) desde agosto deste ano, reforçam o apoio às ações de saúde do governo estadual voltadas às mulheres neste mês de outubro, marcado pela campanha Outubro Rosa.
Continua depois da publicidade
A ação de conscientização nacional tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Mais recentemente, a campanha também inclui a conscientização sobre o câncer de colo do útero.
Ao longo do mês de outubro, os jornais publicarão reportagens especiais em suas multiplataformas - impresso, sites e redes sociais - destacando a importância dos exames preventivos e dos cuidados com a saúde da mulher.
Para a jornalista Renata Fernandes, editora de Hard News da Gazeta, o jornalismo é uma ferramenta poderosa na prevenção do câncer de mama ao informar corretamente sobre riscos e sintomas, promover campanhas de conscientização, desmistificar mitos, dar voz a especialistas e pacientes, cobrar políticas públicas eficazes e educar sobre hábitos saudáveis.
Continua depois da publicidade
"Já está comprovado que o diagnóstico precoce do câncer de mama torna a doença tratável e com altas chances de cura. Por isso, fazer exames preventivos deve ser prioridade para as mulheres, principalmente a partir dos 40 anos, embora mulheres mais jovens com fatores de risco também devam se cuidar”, diz.
O diretor do GMG, Hiram Baroli, jornalista de formação com mais de 35 anos de experiência em publicidade e propaganda, reforça a importância da divulgação das campanhas de saúde.
“Nós, como grupo de comunicação, temos um papel fundamental de orientar as mulheres e a população. Os jornais têm, em seu DNA, a prestação de serviço e o bom jornalismo. Aproveitamos nossa audiência, nossas multiplataformas e nossa credibilidade para reforçar as ações neste mês tão importante”, pontua Baroli.
Continua depois da publicidade
O câncer de mama é o tipo que mais atinge mulheres no Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são esperados mais de 73 mil novos casos até o fim deste ano.
Apesar da gravidade, quando o câncer é identificado precocemente, as chances de cura podem chegar a 98%, com tratamentos menos agressivos e mais eficazes.
Ainda assim, apenas 23,7% do público-alvo realiza a mamografia no país, índice bem abaixo dos 70% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Continua depois da publicidade
A baixa adesão ao exame preocupa especialistas, já que a mamografia é considerada uma das ferramentas mais eficazes na redução da mortalidade.
A reportagem da Gazeta divulgou os sete pontos essenciais sobre o câncer de mama e a importância dos exames regulares, reunidos pela médica radiologista Vivian Milani, especialista em mama da Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI).
A Carreta da Mamografia, iniciativa do governo de São Paulo por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), oferecerá mamografias gratuitas nas regiões de Campinas, Sorocaba, Piracicaba, Registro e Grande São Paulo em outubro.
Continua depois da publicidade
O programa Mulheres de Peito quer ampliar o diagnóstico e o tratamento precoce da doença, oferecendo o exame gratuito para mulheres entre 50 e 69 anos, mediante apresentação do RG e cartão SUS. Pacientes com idade entre 35 e 49 anos e com mais de 70 anos devem apresentar também o pedido médico.
O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com até 50 senhas disponíveis por dia. Aos sábados, o atendimento ocorre das 8h às 12h, com limite de 25 mulheres, exceto feriados. A distribuição das senhas é feita por ordem de chegada.
Em caso de alteração no exame, as pacientes são acolhidas e encaminhadas a um serviço de referência do SUS para a realização de exames complementares ou tratamento.
Continua depois da publicidade
As Carretas de Mamografia, iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (SES), registraram um aumento de 40% nos exames de prevenção e diagnóstico do câncer de mama no estado de São Paulo em 2024. Foram realizados 34.605 exames, contra 24.690 em 2023.
O itinerário das carretas pode ser consultado pelo site e aplicativo do Poupatempo, disponíveis para Android e iOS. No site www.agenciasp.sp.gov.br também é possível acessar o cronograma.
As mulheres paulistas entre 50 e 69 anos podem marcar seus exames de mamografia gratuitamente pelo SUS, sem necessidade de pedido médico.
Continua depois da publicidade
Para agendar o exame, é necessário ligar para o número 0800 779 0000. A marcação é feita via Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade