A+

A-

Alternar Contraste

Segunda, 18 Agosto 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Golpes em postos de gasolina aumentam; veja dicas do Ipem

Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo lança guia para o consumidor

Monise Souza

18/08/2025 às 12:30

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Guia pretende garantir mais segurança e transparência ao consumidor

Guia pretende garantir mais segurança e transparência ao consumidor | Thiago Neme/Gazeta de S. Paulo

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) divulgou nesta segunda-feira (18/8) um guia com recomendações para garantir mais segurança e transparência ao consumidor na hora de abastecer o veículo em postos de combustíveis.

Continua depois da publicidade

A autarquia, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e delegada do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), reforça que acompanhar o processo de abastecimento é fundamental para evitar prejuízos.

Apenas no mês passado, o Procon do Distrito Federal notificou 56 postos de combustíveis para apresentarem uma explicação sobre o reajuste aplicado na semana anterior no preço do litro da gasolina.

Para ajudar os motoristas, o Ipem-SP recomenda algumas ações importantes na hora de abastecer:

Continua depois da publicidade

  • Acompanhar o abastecimento: o motorista deve sempre descer do carro, conferir se o combustível corresponde ao solicitado e verificar se a bomba inicia em zero;
  • Checar preços: o valor indicado na bomba precisa ser o mesmo anunciado no posto. Diferenças entre pagamento em dinheiro, crédito ou débito devem ser informadas;
  • Conferir o volume: em caso de dúvidas, o consumidor pode solicitar o teste com o aferidor de 20 litros, que é obrigatório em todos os postos. O recipiente deve estar lacrado e vazio;
  • Não ultrapassar o ponto em que o bico da bomba desliga automaticamente: recomenda-se interromper o abastecimento assim que o bico desligar, sem forçar a entrada de mais combustível;
  • Exigir nota fiscal: o documento deve ser solicitado ao final do abastecimento e informar claramente o valor pago e a quantidade de litros abastecidos.

O Ipem-SP também orienta que os motoristas utilizem como referência abastecimentos anteriores em postos de confiança, já que a capacidade indicada no manual do veículo pode ter variação de até 20% em relação ao volume real do tanque.

Em caso de suspeitas de irregularidades, o consumidor pode registrar denúncia na Ouvidoria do Ipem-SP pelo telefone 0800 013 05 22 (de segunda a sexta, das 8h às 17h), pelo e-mail [email protected] ou no site www.ipem.sp.gov.br.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados