Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O governador de Santa Catarina, Moisés Mendes (PSL) tem dois processos de impeachment | /Ricardo Wolffenbüttel_Secom
A Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão nesta quarta-feira (30) na Casa da Agronômica, onde mora o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL), e também no Centro Administrativo do Governo. As buscas fazem parte da investigação do MPF (Ministério Público Federal) sobre supostos desvios em contratos relacionados à Saúde.
Continua depois da publicidade
A operação foi chamada de Pleumon e dá sequência à Operação O2, realizada ainda em maio dentro da mesma investigação. São investigados os crimes de fraude à licitação, peculato, corrupção, concussão, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Além do governador, mais dois ex-integrantes do governo catarinense também tiveram mandados de busca autorizados contra eles pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça).
Moisés tem atualmente dois processos de impeachment contra ele aprovados na Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina). Um deles é justamente pela suspeita de desvios que motivou a busca realizada pela Polícia Federal.
Continua depois da publicidade
Segundo o MPF, o governador teria participação na compra emergencial de 200 respiradores pulmonares por causa da pandemia do novo coronavírus. A aquisição, no valor de R$ 33 milhões, foi feita junto à uma empresa particular e tem seu contrato sob suspeita pelas investigações. Os respiradores nunca foram entregues e o caso já motivou a saída dos secretários estaduais da Saúde e da Casa Civil.
O governador nega o envolvimento em fraudes e diz que não participou do processo de compras.
No pedido feito ao STJ para os mandados, a subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo justificou que os mandados eram necessários para apurar se a ordem de pagamento partiu de Moisés. O MPF também investiga a suposta lavagem do dinheiro desviado, que teria sido feita mediante ocultação e distanciamento da origem dos recursos públicos.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade