A+

A-

Alternar Contraste

Terça, 01 Julho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Governo de SP inaugura exposição virtual 'Mulheres Modernas'

'Mulheres Modernas' traz obras reveladoras de novos papéis da mulher na sociedade da primeira metade do século 20

Bruno Hoffmann

25/03/2021 às 11:43  atualizado em 09/09/2021 às 13:52

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Mostra reúne 30 obras, entre pinturas, gravuras, desenhos, fotografias e esculturas, feitas por artistas que integraram o Movimento Modernista, corrente cultural que influenciou as artes

Mostra reúne 30 obras, entre pinturas, gravuras, desenhos, fotografias e esculturas, feitas por artistas que integraram o Movimento Modernista, corrente cultural que influenciou as artes | /Reprodução

O Governo de São Paulo promove neste mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher a exposição virtual “Mulheres Modernas”, oferecendo de forma gratuita acesso à coleção que integra o Acervo Artístico-Cultural dos Palácios dos Bandeirantes e Boa Vista.

Continua depois da publicidade

A mostra reúne 30 obras, entre pinturas, gravuras, desenhos, fotografias e esculturas, feitas por artistas que integraram o Movimento Modernista, corrente cultural que influenciou as artes de maneira geral, em especial a literatura e as artes plásticas, entre o fim do século 19 e a primeira metade do século 20.

“Mulheres Modernas”, exposição apresentada no Palácio dos Bandeirantes, compartilhada no portal do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios, traz diferentes histórias e formas de pensamento que geraram obras inusitadas e reveladoras de novos papéis da mulher na sociedade, em um período de profundas transformações artísticas e culturais na primeira metade do século 20.

Continua depois da publicidade

“Em destaque, pinturas de Anita Malfatti e Tarsila do Amaral retratam mulheres da época, assim como os artistas do período, Ismael Nery, Victor Brecheret, Flávio de Carvalho que também retrataram poetisas, figuras marcantes da sociedade, como a primeira galerista de arte de São Paulo e a pioneira fotógrafa no Brasil, nos anos de 1950, retratada pelo fotógrafo Valdir Cruz”, explica Ana Cristina Carvalho, curadora do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo.

A mostra que faz parte do projeto “Exposições Virtuais” do Acervo fica em cartaz até maio. Devido à pandemia do novo coronavírus, o gocerno optou por permitir o acesso virtual para incentivar a propagação da arte pela internet das coleções de arte dos palácios dos Bandeirantes e Boa Vista.

Outra exposição que pode ser vista é “A Amazônia de José Cláudio da Silva: a bordo do Garbe, com Paulo Vanzolini”, que traz um mapa interativo com o roteiro da expedição científica à Amazônia retratada pelo pintor José Cláudio da Silva entre o fim de outubro e meados de dezembro de 1975.

Continua depois da publicidade

A exposição é uma viagem pelos locais visitados por José Cláudio em uma expedição pelos rios Amazonas, Madeira e alguns afluentes organizada por Paulo Vanzolini, compositor e zoólogo, que na ocasião coletou amostras para a coleção do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo.

Serviços
Exposição “Mulheres Modernas”
Acesse a exposição: www.acervo.sp.gov.br/ExpoVirtMM.html
Mais informações: www.acervo.sp.gov.br
E-mail: [email protected]
Telefone: (11) 2193-8282

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados