Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Nova embarcação transporta 370 pessoas e reforça segurança na travessia | Reprodução/Agência SP
O governo do estado de São Paulo entregou uma lancha para modernizar a travessia entre São Sebastião e Ilhabela. O eixo turístico recebeu o implemento nesta sexta-feira (1º/8). Ela pode transportar 370 pessoas, além de carregar bicicletas. Foram investidos R$ 4,7 milhões.
Continua depois da publicidade
No início da operação , a embarcação foi acompanhado pela secretária Natália Resende, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), e pelo subsecretário de Logística e Transportes, Denis Gerage Amorim.
Esta é a vigésima embarcação modernizada e entregue pela gestão Tarcísio de Freitas desde 2023, sendo seis delas destinadas à travessia São Sebastião–Ilhabela.
Além disso, a estação de passageiros da travessia entre São Sebastião e Ilhabela, no litoral de São Paulo, passou por obras de modernização e foi entregue no dia 23 de maio pela Semil.
Continua depois da publicidade
A modernização da lancha LS-03, com 29,5 metros de comprimento, abrangeu os sistemas elétrico, eletrônico e hidráulico.
Além da pintura, foram instalados equipamentos de segurança e salvatagem, traslado e docagem. Também foram substituídos os motores de propulsão, geradores, reversores e outros componentes essenciais.
“O Governo do Estado está comprometido em garantir um serviço de qualidade aos seus usuários. Cada reforma realizada em embarcações e cada melhoria implantada representa um avanço significativo em segurança e conforto”, destacou Natália Resende.
Continua depois da publicidade
“Seguimos com um esforço contínuo para reduzir o tempo de embarque, sempre priorizando a segurança de nossos usuários, sobretudo em meio às condições climáticas adversas, comuns nessa região”, observou o subsecretário Denis Gerage Amorim.
O governo de São Paulo publicou, em 13 de junho, o edital da Concorrência Internacional nº 05/2025, referente à concessão patrocinada das travessias litorâneas.
A iniciativa, autorizada por lei sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas em abril, prevê investimentos privados da ordem de R$ 2 bilhões.
Continua depois da publicidade
O projeto abrange 14 rotas estratégicas, entre elas Santos–Guarujá, São Sebastião–Ilhabela e conexões no Vale do Ribeira, Litoral Norte, Região Metropolitana e Reservatório de Paraibuna.
A proposta inclui a renovação da frota com embarcações elétricas, melhorias nos terminais e adoção de novas tecnologias, promovendo um serviço mais sustentável, eficiente e seguro. A entrega dos envelopes está marcada para 13 de outubro de 2025.
* Texto sob supervisão de Matheus Herbert
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade