A+

A-

Alternar Contraste

Segunda, 07 Julho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Governo inaugura Divisão de Crimes Cibernéticos

Divisão comandará quatro delegacias especializadas; unidade funcionará na região central da capital paulista

19/12/2020 às 12:03

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Divisão ocupa o 16º Andar do Palácio da Polícia Civil, no bairro da Luz, no centro da Capital

Divisão ocupa o 16º Andar do Palácio da Polícia Civil, no bairro da Luz, no centro da Capital | Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

Nesta sexta-feira (18), o governo de São Paulo inaugurou a Divisão de Crimes Cibernéticos (DCCIBER), uma superestrutura para combater os crimes cometidos por meios eletrônicos. Antes, existia apenas uma delegacia que investigava fraudes cometidas por meios eletrônicos.

Continua depois da publicidade

“Inaugurada em tempo recorde, é a mais moderna e eficiente delegacia de crimes cibernéticos no Brasil. Ela já é a maior, a mais equipada e agora a mais bem instalada”, afirmou o governador João Doria (PSDB).

Criada por meio de um ato do governador João Doria em outubro, a unidade especializada iniciou suas atividades no último dia 2. A cerimônia marca a inauguração das instalações da divisão, que ocupa o 16º Andar do Palácio da Polícia Civil, no bairro da Luz, no centro da Capital.

Para receber a DCCIBER, o andar no qual ela está instalada passou por uma reforma que custou R$ 2,4 milhões. O investimento foi realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) como parte de um acordo de cooperação, sem ônus ao Estado.

Continua depois da publicidade

Como resultado, as instalações da Divisão agora contam com mais de 40 salas operacionais, duas salas técnicas, duas salas para arquivo, quatro banheiros, uma copa, uma sala de custódia, um saguão de recepção, um saguão de plantão e um depósito para materiais de limpeza.

A criação da nova divisão integra o projeto de modernização da Polícia Civil de São Paulo. Além disso, estende para todo o território nacional as investigações dos cibercrimes, já que os delitos cometidos por meios eletrônicos utilizam a rede mundial de computadores, permitindo que os criminosos sediados em um estado façam vítimas em outras unidades federativas.

“A melhor eficiência da polícia é quando ela evita o crime, quando chega antes do que o criminoso e uma divisão de crimes cibernéticos como essa processa exatamente isso. Desde uma simples loja de armarinho na periferia até uma rede de bancos, todos podem sofrer ataques cibernéticos de toda ordem e essa divisão vai permitir um estudo apurado para identificação, investigação e solução desses crimes”, disse Doria.

Continua depois da publicidade

A Divisão comandará as seguintes delegacias especializadas:

1ª Delegacia sobre Fraudes contra Instituições Financeiras praticadas por meios eletrônicos;
2ª Delegacia sobre Fraudes contra Instituições de Comércio Eletrônico;
3ª Delegacia sobre Violação de Dispositivos Eletrônicos e Redes de Dados;
e a 4ª Delegacia de Lavagem e Ocultação de Ativos Ilícitos por meios eletrônicos.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados