A+

A-

Alternar Contraste

Terça, 01 Julho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Governo paulista entrega Estação de Tratamento de Esgotos de Cordeirópolis

Unidade beneficiará cerca de 23,7 mil habitantes da Bacia do rio Mogi Guaçu com água de qualidade

Bruno Hoffmann

15/06/2020 às 11:36

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Estação de Tratamento de Esgoto de Cordeirópolis, no interior de São Paulo

Estação de Tratamento de Esgoto de Cordeirópolis, no interior de São Paulo | Divulgação/Governo de SP

O Governo de São Paulo entregou a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de Cordeirópolis, no interior paulista, no sábado (13). A obra foi executada pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), órgão ligado à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sima), por meio do Programa Água Limpa e teve um investimento de R$ 20,9 milhões.

Continua depois da publicidade

“Neste momento de pandemia, cada vez mais valorizamos a saúde e a qualidade de vida da população. É com muito prazer que o Governo de São Paulo entrega essa importante obra para que Cordeirópolis seja um município 300%: 100% água tratada, 100% esgoto coletado e 100% esgoto tratado”, disse Marcos Penido, secretário da Sima.

O Superintendente do DAEE parabenizou a cidade pelo início das operações da nova ETE. “É um orgulho para o DAEE entregar uma obra do Programa Água Limpa para um município tão importante para o Estado”, disse o superintendente do DAEE, Francisco Eduardo Loducca

A inauguração foi marcada pelas festividades em comemoração ao 72° aniversário de Cordeirópoli. O prefeito da cidade, Odinan Ortolan, lembrou da importância dos esforços do Governo do Estado, DAEE e município para a execução da ETE.

Continua depois da publicidade

“Recebemos hoje uma obra histórica, que fortalecerá nosso compromisso com o saneamento básico e sustentabilidade com o meio ambiente. Nossas nascentes, munícipes, rios e todo ecossistema agradecem pelos esforços de todos. Em nosso aniversário, comemorado hoje, dia 13 de junho, não existiria presente melhor”, afirmou Ortotan.

A ETE de Cordeirópolis tem capacidade para tratar o esgoto de 100% do município beneficiando mais de 23,7 mil moradores (população prevista para 2030). A Estação permite a revitalização do ribeirão Tatu, da bacia do rio Mogi Guaçu, com a remoção de aproximadamente 43 toneladas/mês de carga orgânica proveniente do esgoto doméstico lançado “in natura”. A ETE tem também um importante papel como agente de prevenção na saúde, reduzindo o risco de disseminação de doenças hídricas.

 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados