Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Restaurantes e bares que servem também alimentos abrem em horário reduzido; fiscalização foi intensificada pelo Governo de SP | / João Alvarez/Fotoarena/Folhapress
A Grande São Paulo, que inclui a capital paulista, entrou na manhã desta segunda-feira, na fase laranja da quarentena, que veta o funcionamento de bares e permite que restaurantes operem só até as 20h.
Continua depois da publicidade
A exceção à regra são bares que servem alimentos, e portanto são enquadrados na categoria de restaurantes. Estes permanecem autorizados a funcionar e vender bebidas alcoólicas junto com as refeições.
Medidas mais duras no ABC
Também está valendo em todo Estado desde sexta-feira (26), uma medida complementar ao Plano São Paulo. O chamado "toque de restrição" busca limitar a circulação de pessoas das 23h às 5h, para tentar conter o avanço do contágio pelo coronavírus. Segundo a gestão João Doria (PSDB), a nova medida tem caráter educativo para que a população respeite as restrições que já estavam em vigor no Plano São Paulo.
Continua depois da publicidade
O governo prometeu intensificar a fiscalização até o dia 14 de março com blitze conjuntas entre Vigilância Sanitária, Polícia Militar e Procon-SP.
Já cinco prefeituras de cidades do ABC Paulista determinaram medidas mais duras por conta do risco de colapso do sistema de saúde. Os municípios de Santo André, São Bernardo do Campo, Diadema, Mauá, e Rio Grande da Serra determinaram fechamento total das 21h às 4h, inclusive dos serviços essenciais.
Nesse horário, apenas farmácias e equipamentos de saúde são autorizados a funcionar. O transporte público também é interrompido a partir das 22h.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade