Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Paralisação foi motivada pelo impasse nas negociações de um novo contrato coletivo | Divulgação/Latam
A greve dos pilotos da Latam Airlines no Chile, iniciada na quarta-feira (12/11), levou ao cancelamento de 173 voos e deve afetar cerca de 20 mil passageiros, segundo informações da companhia aérea.
Continua depois da publicidade
A paralisação, motivada pelo impasse nas negociações de um novo contrato coletivo, deve impactar as operações até o próximo domingo (17/11). A Latam não informou se a greve pode causar reflexos em voos entre o Brasil e o Chile.
Uma greve nos aeroportos de todo o Brasil, que estava prevista para começar no fim de setembro, foi suspensa pelos trabalhadores do Sindicato Nacional dos Trabalhadores na Proteção ao Voo (SNTPV).
O movimento foi aprovado em assembleia por cerca de 500 dos 900 pilotos da empresa. O Sindicato de Pilotos da Latam (SPL) reivindica a recomposição dos salários e benefícios de 2020, anteriores à pandemia da Covid-19.
Continua depois da publicidade
Durante a crise sanitária, os profissionais aceitaram reduzir seus salários pela metade para manter as operações em meio à paralisação global do setor aéreo.
Segundo o sindicato, os pilotos foram os únicos funcionários que ainda não tiveram as condições restabelecidas, mesmo após a recuperação financeira da Latam.
A entidade também critica a postura da companhia nas negociações, alegando que ela “se recusou a devolver as condições perdidas durante os anos de crise”, incluindo o período em que o grupo passou por reorganização judicial sob o Chapter 11 da lei de falências dos Estados Unidos.
Continua depois da publicidade
O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), que representa pilotos e comissários brasileiros, manifestou apoio à greve dos colegas chilenos.
Em nota, a entidade ressaltou o papel essencial da categoria durante a pandemia e defendeu um “acordo sólido e equilibrado entre empresa e trabalhadores”, afirmando que isso deve ser encarado “como investimento, e não como custo”.
Em nota, a Latam afirmou ter adotado medidas para minimizar os impactos da paralisação, incluindo reacomodação em outros voos, alteração gratuita de data ou reembolso integral das passagens.
Continua depois da publicidade
“A grande maioria dos passageiros já recebeu soluções de viagem”, disse Paulo Miranda, vice-presidente de Clientes do grupo.
A empresa informou ainda que mantém o compromisso de “oferecer a melhor solução possível” e que permanece aberta ao diálogo com o sindicato para encerrar a greve.
A companhia recomenda que os passageiros verifiquem o status dos voos antes de se dirigir aos aeroportos, por meio do site ou aplicativo oficial da Latam, na seção Minhas Viagens.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade