Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Nav Brasil presta serviços de navegação aérea em 43 aeroportos, como o de Guarulhos (foto) | Lalo de Almeida/Folhapress
Servidores da Nav Brasil, estatal federal que atua no setor de controle do espaço aéreo de 43 aeroportos brasileiros, entrarão em greve nos dias 24, 26 e 30 de setembro e 2 de outubro.
Continua depois da publicidade
Segundo o Sindicato Nacional dos Trabalhadores na Proteção ao Voo (SNTPV), a segurança dos voos será mantida. Para isso, serão suspensos os serviços pelo prazo de uma hora, em dois turnos: um dos turnos das 11h às 12h e o outro das 15h às 16h.
O motivo da manifestação, segundo os trabalhadores, é a precarização da categoria.
“Sabemos que uma greve não agrada a ninguém, mas é o último recurso para a manutenção da segurança da aviação brasileira. A categoria já está no limite de sua capacidade funcional”, informou o sindicato, em nota.
Continua depois da publicidade
Serão suspensos todos os serviços de navegação aérea, exceto os voltados para voos especiais.
A Nav Brasil presta serviços de navegação aérea em 43 aeroportos, como o de Guarulhos, o de Campinas e o Santos Dumont, no Rio de Janeiro.
Entre outros aeroportos servidos pela empresa estão o de Presidente Prudente (SP), Bauru (SP), Ribeirão Preto (SP), João Pessoa (PB), Londrina (PR), Macapá (AP), Teresina (PI), Uberlândia (MG) e Vitória (ES).
Continua depois da publicidade
Dos 4,2 mil controles de voo no País, pelo menos 530 atuam na Nav Brasil. A empresa foi criada em 2021 a partir de um desmembramento da Infraero.
Em nota, a NAV Brasil informou que mantém diálogo com o sindicato e que a proposta de Plano de Cargos e Salários (PCS) já foi encaminhada à Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest).
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade