Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Os donos de animais devem se dirigir à unidade no Jd. Boa Esperança de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 16h | /Helder Lima/PMG
Esperada para o mês de agosto, neste ano Guarujá não teve a tradicional Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica. Mesmo assim, os animais da cidade que precisam ser imunizados contra a raiva, contam com o serviço de rotina na Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) que fica na avenida Adriano Dias dos Santos, 303, no Jardim Boa Esperança, em Vicente de Carvalho.
Continua depois da publicidade
Podem receber a dose, cães e gatos saudáveis, com idade acima dos três meses, e que não façam uso de medicação, mesmo que temporária. Os donos de animais devem se dirigir à unidade de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 14 às 16 horas. O telefone de contato é o 3355-6306.
O veterinário responsável pela unidade, Ramiro Dias, reforça algumas recomendações para quem for levar seu animal para vacinar. "É sempre mais seguro e apropriado que os donos tragam os bichos com focinheiras, em caso de animais bravos. Outra alternativa é utilizar caixas de transporte, que podem ser de papelão ou até carrinhos de feira adaptados, por exemplo."
Importante ressaltar que, em agosto deste ano, o governo do estado comunicou que não haveria campanha anual antirrábica para cães e gatos, já que o Ministério da Saúde decidiu priorizar locais em situação de risco, em função da doença. Diante disso, o Município também não recebeu reforço de novas remessas para eventual campanha, somente o volume mensal para o serviço de rotina na UVZ. A vacina é fornecida pelo Governo Federal aos estados, que repassam aos municípios.
Continua depois da publicidade
Desde 2006, Guarujá não tem casos confirmados de raiva em animais, e nem há registros da doença em humanos. No momento, o Município dispõe de estoque de 5.150 doses da vacina, especificamente para o atendimento de rotina realizado ao longo do ano. Mensalmente, até 350 doses de vacina contra a raiva são encaminhadas ao município.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade